em

Com novo horário, comércio de Ponta Grossa espera alavancar vendas para o Dia dos Pais

Em todo o Paraná pesquisa indica maior intenção de compras neste ano do que no ano passado

Foto: Arquivo DC

Por Millena Sartori

Terceira maior data de vendas – atrás apenas do Natal e Dia das Mães – o Dia dos Pais pode alavancar economicamente o setor do comércio neste ano de crise. Segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a intenção de compra dos paranaenses para o próximo Dia dos Pais é de 66,2% – maior do que a registrada no ano passado, que era de 62,3%. Porém, representantes dos lojistas de Ponta Grossa apontam expectativas um pouco diferentes.

“A expectativa é sempre boa, principalmente conforme o segmento da loja. Perfumaria, roupas masculinas, produtos ligados à carros e ferramentas, por exemplo, ganham destaque. Mas acreditamos que as vendas serão menores do que no ano passado, a não ser que nesta semana haja uma reviravolta”, aponta o presidente do Sindilojas, José Loureiro. “O povo geralmente reúne toda a família no domingo de Dia dos Pais, mas esse ano não terá esse festão, o que deve afetar não só o comércio, mas também os serviços”, completa Loureiro.

Já para a diretora de Comércio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Flavia Barrichello, a expectativa é que se mantenha o nível de vendas da mesma data do ano passado. “Conversei com lojistas que têm produtos direcionados para os pais e eles estão esperando que se venda a mesma coisa que se vendeu em 2019. Vejo uma perspectiva bem otimista, mesmo com a variante de horários o nosso comércio é beneficiado porque não teve fechamentos e aberturas como em outras cidades; acabamos tendo uma constância”, aponta Flavia.

“Será uma data que provavelmente não terá aquela reunião grane de fazer almoço e perdurar até o café da tarde, mas será posível deixar um mimo no portão, dar um abraço, conversar um pouquinho… vai ter essa proximidade, não vai ficar totalmente excluso”, justifica a diretora da ACIPG.

Pesquisa

A pesquisa da Fecomércio que aponta uma intenção de compras maior que a do ano passado no estado também cita que para 59% dos entrevistados a pandemia impactou na decisão de compra para o Dia dos Pais, principalmente no valor do presente (60,9%). De acordo com a Federação, acredita-se que o distanciamento dos últimos meses será compensado com algum tipo de presente, ainda que com valores mais modestos. Os dados mostram que o tíquete médio baixou de R$116,89 em 2019 para R$111,47 este ano, sendo que 55,0% dos entrevistados deverão gastar no máximo R$100.

Sapatos e roupas devem ser as escolhas de 56,5% dos filhos. 13,2% pretendem comprar um perfume ou cosmético e as cestas matinais correspondem a 6,5% das intenções de compra, os eletrônicos a 5,3%, máquinas ou ferramentas a 4,1%, livros e afins a 2,6%, artigos de pesca, 2,1% e viagens a 0,3%.

Entre os paranaenses que não vão presentear no próximo domingo (33,8%), o principal motivo, para 61,6%, é o pai falecido ou ausente. Outros 8% disseram não comemorar a data com presentes e 17,6% estão com problemas financeiros ou desempregados.

Gráfico: Fecomércio PR

Comércio de Ponta Grossa pode atender diariamente com horários alternados

De acordo com o decreto municipal 17.395/2020, desde esta segunda-feira (3) o comércio pode atender diariamente da seguinte forma: das 10 às 16 lojas vestuário, artigos pessoais e demais atividades não especificadas, e das 12 às 18 horas lojas de eletrônicos e utilidades domésticas. Shoppings e galerias comerciais têm permissão para abrir das 12 às 20 horas, permanecendo fechados os cinemas e áreas de recreação para crianças e adolescentes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.