em

Comércio de PG define horário do fim de ano

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Ponta Grossa definiram o horário de funcionamento das lojas de rua neste fim de ano. As empresas têm autorização para funcionar até mais a partir de dezembro. A assinatura do acordo deverá ocorrer ainda nesta semana.

Pelo termo, o novo horário começará a valer a partir de 3 de dezembro, com o comércio podendo manter as portas abertas até as 20 horas. Tradicionalmente o fechamento ocorre às 19 horas.

Em dezembro, serão três sábados e três domingos em que os consumidores ganharão mais tempo para efetuar as compras. Nos sábados, 8,15 e 22 o expediente poderá ocorrer até mais tarde (20 horas, 21 horas e 22 horas, respectivamente). Nos domingos, as lojas estarão abertas nos dias 9, 16 e 23.

No dia 26 de dezembro, o expediente será retomado após as 13 horas, bem como no dia 2 de janeiro de 2019. O acordo prevê que as lojas não funcionarão no dia 5 de março (terça-feira de Carnaval).

Temporário

Os sindicatos estão atentos também às contratações temporárias de trabalhadores, para suprir a demanda das lojas nos meses de novembro e dezembro. “Acredito que vai acontecer, mas tem que tomar cuidado porque ou é tempo determinado ou período de experiência. Se fala muito em temporário e isto dá impressão de que não precisa assinar a Carteira de Trabalho, mas a assinatura é obrigatória; se acontecer algum acidente de trabalho a empresa é responsável”, alerta o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Ponta Grossa, João Vendelin Kieltyka.

João estima que, neste ano, deverão ser abertos entre 300 e 400 postos de trabalho diretos. “Eu gostaria que fosse 10 mil, mas deve chegar a 300, 400”, calcula. “Com a entrada da diferença do salário de maio a setembro dos trabalhadores no comércio, a expectativa é que movimente as lojas para o Dia das Crianças e esta movimentação de dinheiro faça com que as empresas comecem a contratar no final de outubro”, completa. Ele observa ainda sobre a necessidade do pagamento do piso do comércio aos temporários.

Já o presidente do Sindilojas, José Carlos Loureiro Neto, acredita que haverá contratações, porém não faz estimativa. “Alguma coisa, mas deve ser pouca coisa, não tenho ideia da quantidade; o pessoal vai contratar conforme a demanda, ninguém está querendo investir muito, apesar de que dá para contratar por hora, o que pode melhorar esta situação”, avalia.

Horário de fim de ano do comércio de rua

Data     Horário

3 a 7 de dezembro      das 9h às 20 horas

8 de dezembro (sábado)        das 9h às 20 horas

9 de dezembro (domingo)       das 14h às 20 horas

10 a 14 de dezembro   das 9h às 21 horas

15 de dezembro (sábado)       das 9h às 21 horas

16 de dezembro (domingo)     das 14h às 20 horas

17 a 21 de dezembro   das 9h às 22 horas

22 de dezembro (sábado)       das 9h às 22 horas

23 de dezembro (domingo)     das 9h às 20 horas

24 de dezembro          das 9h às 18 horas

26 de dezembro          após as 13 horas

31 de dezembro          das 9h às 18 horas

2 de janeiro/19            após as 13 horas

5 de março/19 (terça-feira Carnaval) fechado

6 de março/19 (Quarta-Feira de Cinzas) das 13h às 19 horas

*Horário facultativo

Fonte: Sindilojas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.