em

Comércio de PG eleva em 8,19% folha de pagamento

Pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR) mostra que as vendas, a folha de pagamento e o nível de emprego no varejo de Ponta Grossa estão melhorando. No acumulado deste ano (janeiro a maio), o faturamento cresceu 1,52%, enquanto a oferta de vagas aumentou 1,5% e a folha de pagamento teve incremento de 8,19% em relação ao mesmo período de 2017.

Segundo a Fecomércio, a folha está ligada tanto à melhora dos salários de admissão quanto às comissões pagas aos colaboradores das empresas. As médias locais da folha e do emprego são melhores que as registradas no estado, que subiram 4,56% e 0,2%, respectivamente. Apenas o incremento nas vendas paranaenses foi superior ao do município, fechando em 5,8%.

A pesquisa traz números positivos também no comparativo maio/2018 com o mesmo mês do ano passado. Neste caso, as vendas locais cresceram 0,91%, a folha de pagamento 5,27% e o nível do emprego na casa de 2,21%.

Por outro lado, considerando os meses de maio e abril, ambos deste ano, em maio apenas as vendas e a oferta de empregos foram melhores, com alta de 0,98% e 1,23%, nesta ordem. O valor pago em salários caiu 1,45%.

Setores

Em se tratando de vendas, o ramo de calçados em  Ponta Grossa foi o que obteve o melhor resultado no acumulado deste ano, com aumento de 43,31% na comparação com os cinco primeiros meses de 2017. Em seguida apareceram às concessionárias de veículos, que elevaram as vendas em 33,29%.

O melhor acréscimo na folha de pagamento é proveniente das óticas, cine-foto-som, com alta de 24,60%. Na sequência, aparecem as lojas de departamentos, com 14,75%.

As óticas,cine-foto-som também ficaram em primeiro lugar no ranking nível de emprego no acumulado deste ano, com alta de 16,13%. O segundo lugar ficou coma as livrarias e papelarias, com 14,59%.  

Qualificação profissional reflete no resultado

Para o gerente da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, John Elvis Ribas Ramalho, os números envolvendo a cidade são bastante positivos. “As empresas estão cada vez mais buscando profissionais preparados e qualificados e estas pessoas estando no mercado de trabalho vão ser reconhecidas, as comissões vão aumentar porque elas são mais habilitas e isto reverte em benefícios para os empresários que vão gerar mais lucro, e gerando mais lucro vão gerar mais vagas”, comenta.

John lembra que a Agência vem trabalhando junto ao comércio para oferta de mais empregos, para tanto está fazendo parcerias com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) e com o Sindilojas, para que eles ajudem a divulgar os serviços gratuitos e de qualidade da Agência para os empregadores.

Vendas do varejo do PR acumulam alta de 5,8%

A Pesquisa Conjuntural da Fecomércio/PR mostra que as vendas do varejo paranaense cresceram 1,59% de abril para maio. Em relação a maio de 2017, houve aumento de 3,3% no faturamento, e no acumulado do ano registram alta de 5,8%. 

Na variação mensal (maio/18 para abril/18), o comércio de Curitiba e Região Metropolitana teve aumento de 4,65% nas vendas. Da mesma forma, a Região Oeste mostrou aumento de 2,08% em maio e em Ponta Grossa houve acréscimo de 0,98% no faturamento. A pesquisa da Fecomércio PR registrou perdas em Londrina (-3,39%), Sudoeste (-2,4%) e Maringá (-1,13%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, tiveram majoração nas vendas as regiões Oeste (18,64%), Londrina (2,31%), Capital (0,98%) e Ponta Grossa (0,91%). Já o Sudoeste e a região de Maringá tiveram queda de 6,42% e 2,91%, respectivamente.

No acumulado de janeiro a maio, a região Oeste se sobressai, com aumento nas vendas de 19,78%, seguida por Londrina, com 11,08%. Maringá apresentou alta de 2,79%; o Sudoeste de 2,12%; Ponta Grossa de 1,52% e Curitiba e Região Metropolitana de 0,56%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.