Economia

Comércio investe em campanhas promocionais

Com a queda do movimento comercial no primeiro mês do ano, o comércio de Ponta Grossa investe em estratégias de mercado que visam atrair o consumidor no período das férias, como grandes liquidações ou sistemas de promoção. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), José Carlos Loureiro Neto, conta que esse período sempre tende a ser menos movimentado do que os demais meses do ano, já que a maioria das pessoas se encontra em férias, e por isso a opção de organizar campanhas promocionais para estimular o consumo acaba sendo uma ótima idéia. Ele indica que na próxima semana, grandes estabelecimentos, principalmente do setor varejista, estão se programando para divulgar liquidações de estoque.

Segundo a diretora de comércio da Acipg, Milane Barbur, a melhor dica é o consumidor aproveitar esse mês para realizar compras e obter mais produtos por um valor menor do que de costume, ainda mais por ser uma época em que há outros pagamentos importantes. Barbur descreve que em Ponta Grossa, o cenário se concluiu de modo bem positivo, acima da media nacional, em relação à atividade comercial, a movimentação de frota de carros subiu 1,6% e isso representa que mais pessoas saíram para gastar e aumentar o giro de consumo. Ela explica que esse é um recomeço e que as perspectivas para 2018 para o município, apesar de pequena, expressa uma nova ascensão na economia do mercado, principalmente do país. “É como se tivéssemos apenas 11 meses no ano por conta dos feriados prolongados e isso impacta no índice de produção e consumo”, enfatiza sobre o que pode retardar a retomada do crescimento. 

Em uma análise anual e nacional, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 1,1% no ano de 2017, e assim superou os recuos de 6,6% de 2016 e de 1,3% de 2015, ou seja, após dois anos consecutivos de retração por causa da recessão econômica que se instalou no país em 2014, a atividade comercial retomou seu crescimento. Segundo informações da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), o comércio da cidade acompanhou a perspectiva de crescimento do país e estão realizando uma pesquisa sobre a atividade comercial em relação ao Natal, pois houve um grande movimento de consumo que esteve presente até o início de janeiro, em que muitas pessoas realizam trocas de produtos. Este estudo pretende ser divulgado até o final do mês.