em

Comércio será reaberto de forma seletiva no dia 6 de abril

O prefeito Marcelo Rangel anunciou, no final da tarde de quarta-feira (26) que, a partir do dia 6 de abril, o comércio de Ponta Grossa será reaberto de forma seletiva. Durante transmissão por rede social, Rangel anunciou o ATAC (Ação Temporária de Assistência e Combate ao Covid-19) que trata do plano de retomada do desenvolvimento econômico de Ponta Grossa.

"A partir do dia 6, vamos abrir o comércio seletivamente e alguns setores serão reabertos, aqueles que consideramos mais seguros. Tudo isso será baseado na evolução da doença ao longo da próxima semana", disse o prefeito.

Segundo o prefeito, o Município fará um plano estratégico para a reabertura dos estabelecimentos por grupos de atividade econômica. "A ideia será abrir o comércio seletivamente, sem aglomerações de pessoas, com a possibilidade de rodízios por dia ou dividir a abertura por ramos em determinados dias da semana", destacou.

Apesar do plano estratégico, o prefeito pede para que todos sigam com as recomendações e permaneçam em casa durante a próxima semana. "No dia 6 queremos ter outra realidade. Vamos manter a curva e precisamos da compreensão de todos para que neste momento continuem em casa".

A reabertura do comércio será de acordo com os atendimentos prioritários à população. "Tudo ainda dependerá dos dados sobre a doença ao longo dos próximos dias. Vamos avaliar as empresas que poderão fazer agendamento de horários e empresas que possam fazer reuniões sem aglomerações dos funcionários, por exemplo".

Prefeitura

Ainda no dia 6 de abril, a Prefeitura também reabrirá as portas com a retomada parcial das atividades administrativas, com o retorno dos servidores públicos de até 40 anos. "Já as escolas irão permanecer fechadas. Neste momento, nenhuma cidade ou país liberou o retorno das escolas", disse o prefeito.

A dificuldade econômica, segundo Rangel, não se estende somente ao comércio, mas também às prefeituras. "Conversei com os prefeitos de outros municípios e todas as prefeituras estão passando por dificuldades. Se não tivermos dinheiro, não temos como pagar os médicos que prestam atendimentos na nossa cidade".

Aplicativo

A Prefeitura de Ponta Grossa também irá fornecer um aplicativo de delivery para o comércio, de forma gratuita, para restaurantes e outros ramos como o vestuário, por exemplo.

Restaurantes

O prefeito destaca que com relação aos restaurantes, a Prefeitura irá analisar a abertura destes estabelecimentos com algumas medidas de restrição. "Isso vai incluir a separação de algumas mesas e cadeiras para que não ocorram aglomerações. Mas são itens que ainda iremos definir".

Importante

Mesmo com a retomada de alguns serviços, o prefeito pede para que a população se esforce para manter o isolamento durante a próxima semana. "Estamos acompanhando todos os pacientes positivados 24 horas por dia. Muitas pessoas estão em pânico e eu tenho receio de não conseguir atender a todos. Se tivermos milhares de pessoas que precisam de atendimento, não vamos conseguir dar conta. Infelizmente é um colapso na saúde e nós precisamos conter o contágio", exclamou Rangel.  

Saúde

A Prefeitura está pleiteando mais valores para investir nas ações de enfrentamento ao coronavírus, com a solicitação de recursos junto à Justiça Federal para a compra de insumos na área da saúde, e a elaboração de leis que permitam remanejar receitas para combater a doença.

Através da Secretaria de Meio Ambiente, será iniciado nesta sexta-feira (26) o trabalho de desinfecção de áreas públicas, executado primeiramente nos pontos de maior risco e maior circulação de pessoas, como Hospitais Públicos e Privados, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde, além do Terminal Central de Ônibus e Calçadão.

Com um equipamento que transforma produto líquido em névoa, será aplicado um desinfectante de última geração com ação imediata, que tem efeito esterilizante contra bactérias, fungos, vírus e outros patógenos. Já é largamente utilizado em indústrias alimentícias para limpeza e higienização de ambientes e também foi utilizado na China para contenção do Covid-19.

Conselho de Desenvolvimento

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), grupo que visa a planejar o futuro da cidade, baseado em estudos técnicos e com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, ontem foi acionado pela Prefeitura de Ponta Grossa para contribuir na definição das atividades de serviços e comerciais que deverão ser retomadas no próximo dia 6.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.