Um dos fatores primordiais para se trabalhar uma campanha de trade marketing, seja de sell in ou sell out, é controlar o estoque. Nesse cenário, a forma como você gera os dados e informações vai garantir o sucesso ou o fracasso da sua operação. Isso porque o monitoramento do estoque exige controle rigoroso. A boa notícia é que com a ajuda de um sistema de trade marketing essa tarefa pode ser desempenhada de forma mais fácil e eficiente.
Neste post você vai aprender como a tecnologia ajuda no controle de estoque. Acompanhe!
Qual a função da tecnologia no controle do estoque?
Você sabe que a falta de um produto no PDV pode fazer com que o shopper troque de marca, e isso coloca em risco todos os esforços de trade marketing, não é?
Com um sistema de gerenciamento que contem com um app de trade marketing, a equipe de promotores pode inserir os dados diretamente do PDV no sistema, e isso ajuda a antecipar demandas e evitar rupturas de estoque, além de frustrações na experiência de compra do cliente. Essa tecnologia também ajuda a evitar os estoques virtuais, que acontecem quando consta no sistema o produto, mas ele não está disponível na loja.
A ferramenta ainda torna possível fotografar a disposição dos produtos na gôndola, monitorar o preço da concorrência, fazer o controle de promotores, além de acompanhar as rotas e o desempenho da equipe.
Quanto custa investir em um sistema de trade marketing?
Em momentos de instabilidade econômica, é comum os gestores ficarem mais receosos quando o assunto envolve novos investimentos. No entanto, a tecnologia é a melhor aliada de toda gestão de trade marketing, pois quanto mais informação você tiver para subsidiar a tomada de decisão relacionada ao negócio, maiores serão as suas chances de sucesso, já que terá em mãos dados e análises do mercado.
Diante dessa realidade, muitos gestores podem se enganam ao pensar que para ter acesso a aplicativos de trade marketing é preciso um alto investimento.
Atualmente, o uso de uma ferramenta de trade marketing é algo que cabe no orçamento de grande parte das empresas. Alguns sistemas, como o Agile Promoter ainda contam com uma série de recursos, como o controle de promotores, essencial para garantir a efetividade das suas campanhas. Outras funções como comunicação em tempo real com a equipe de campo, roteirização, além do controle de estoque, fazem de ferramentas automatizadas algo indispensável para qualquer gestão de trade.
Não é à toa que as organizações estão apostando em aplicativos de trade marketing para controle de estoque. Pesquisas mostram que cerca de 68% das indústrias da atualidade já utilizam esse tipo de tecnologia. Portanto, a incorporação de recursos tecnológicos, como o investimento em um sistema de trade marketing é vital, por trazer vários benefícios e vantagens competitivas às operações.