em

Como aliviar os sintomas do esporão no pé?

Dados da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (Abtpé) confirmam que mais de 70% da população mundial tem, teve ou terá dores nos pés ao longo de toda a vida. E, claro, isso não se refere às dores esporádicas após uma longa caminhada, por exemplo, e sim aquelas desencadeadas por fatores patológicos, como o esporão no pé.

Mas afinal, o que é o esporão e por quais motivos ele causa dores nos pés?

 

Entendendo o esporão no pé

O esporão no pé é uma formação óssea que se posiciona no calcanhar. Ele é resultado de uma calcificação desencadeada pela pressão na região, em que os microtraumas causados pelo impacto no calcanhar cicatrizam e calcificam. O esporão em si não é a causa da dor: o que ocorre é que ele é o resultado do aparecimento da fascite plantar, uma inflamação na membrana que recobre a planta do pé.

As dores também podem ser resultado de alterações reumáticas ou vasculares. O diagnóstico correto é feito pelo ortopedista, por meio do exame clínico e dos exames de imagem, como raio-x e ultrassonografia.

A fascite e o esporão podem comprometer a qualidade de vida do paciente por conta das dores e incômodos. Entre os principais sintomas estão a dor que aparece ao:

pisar pela primeira vez no chão pela manhã

praticar atividades físicas

ficar longos períodos em pé ou caminhando

apalpar a sola do pé.

 

A rigidez no pé também pode ser um dos sintomas da disfunção

Existem diversas formas de tratar o esporão. Primeiro, é necessário identificar qual a causa dele e tratá-la. Isso pode ser feito com medicamentos, fisioterapia, uso de palmilhas especiais e, em casos mais avançados, intervenção cirúrgica. O uso de medicamentos depende de cada quadro, ou seja, o que serve para um paciente nem sempre servirá para outro. Evite a automedicação e consulte um ortopedista, que saberá como tratar o quadro da maneira correta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.