em

Como combater rinite e asma

Rinite Alérgica

A rinite alérgica é considerada um problema global de saúde pública. Trata-se de uma doença respiratória crônica que afeta a qualidade de vida e produtividade das pessoas, a OMS – Organização Mundial da Saúde estima que 25% da população mundial sofra com esse problema.

O Brasil está na lista dos países com as maiores taxas mundiais de prevalência da doença. De acordo com o estudo realizado pelo ISAAC – International Study of Asthmaand Allergies in Childhood, por aqui cerca de 30% dos adolescentes e 26% das crianças apresentam algum sintoma relacionado à rinite alérgica.

Dentre os aeroalérgenos que desencadeiam os processos alérgicos, os ácaros são os que têm maior destaque. Esses microrganismos proliferam-se em ambientes úmidos e, quando inalados, provocam reações do nosso sistema imunológico, sendo a coceira; irritação no nariz e os espirros imediatos. Esses sintomas colocam a rinite alérgica na lista de razões maisfreqüentes que levam alguém a procurar atendimento médico primário.

O acompanhamento médico é fundamental para comprovar se de fato é a rinite alérgica que acomete o paciente e para que o medicamento mais apropriado seja indicado. Afinal, muitas pessoas costumam confundir as doenças respiratórias e, às vezes, optam por remédios que acabam piorando seu caso.

Além de imunoterapia, vacinas e tratamentos naturais são realizados para amenizar os sintomas, já que a rinite não tem cura. Apesar de tratar-se de uma doença que acomete as pessoas durante o ano inteiro, é comum que a incidência de casos seja maior em épocas como a Primavera. Isto deve-se ao fato de que o pólen também é uma das causas da doença. Outra época em que também aumentam as crises é o outono, devido ao tempo seco. Muitas pessoas acreditam que por estar seco no

ambiente externo, é necessário utilizar equipamentos de umidificação do ar para aliviar os sintomas. Mas a umidade que é tão desejada lá fora, pode tornar-se uma inimiga no ambiente interno.

O tratamento mais indicado para quem sofre com rinite alérgica é a prevenção. Controlar a umidade do ambiente que você vive é um método eficaz para prevenir o surgimento e a proliferação de alérgenos, como ácaros e fungos. Nem mesmo a limpeza diária é capaz de eliminá-los por completo. O desumidificador de ar é indicado em ambientes internos, pois deixa o ambiente livre de ácaros e torna o ar mais puro e apropriado para os seres vivos. Além disso, mantêm a umidade do ar nos níveis indicados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) entre 50%-60%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.