Variedades

Como conquistar hábitos saudáveis em 2018

O mês de Janeiro já acabou, mas ainda assim estamos no começo do ano. Lembra-se daquela lista de resoluções de ano novo que você fez? Então, colocá-las no papel pode ser uma forma de não desistir de concretizar seus sonhos. As metas estabelecidas podem estar bem próximo de serem atingidas, para isso é ideal criar algumas estratégias para realizá-las.

Para a psicóloga, coach de saúde e bem-estar, Sharon Feder, o momento do ano novo é a hora de renovação e entusiasmo. "O início do ano é importante, já que proporciona um impulso, que deve ser aproveitado. O nível de motivação está elevado, logo facilitando o processo de engajamento. Por menor que o sonho possa parecer, o ideal é criar metas realistas para atingi-los", afirma Sharon. As definições precisam ser claras, já que no meio do caminho as tentações podem fazer você desanimar. O importante é que as metas sejam atingíveis. Ao ter sucesso com pequenas metas, vemos uma elevação da autoestima, possibilitando o crescimento e interesse em novos desafios.

Durante o processo, a recaída é natural. Diante disso, a determinação é essencial principalmente quando está relacionada a mudança de hábitos de vida. Além disso, é importante contar com o suporte social, facilitadores e recompensas para lidar com as recaídas. Esse recomeço ajuda a engajar as pessoas a parar de fumar – ou reduzir gradativamente o consumo de cigarro, o que já é uma atitude importante. Ou até mesmo para quem precisa e gostaria de iniciar a prática de atividade física e acredita que não tem tempo para fazer atividades pode considerar trocas simples tais como a trocar do elevador pela escada, descer dois pontos de ônibus antes do trabalho e caminhar um pouco todos os dias.

Saúde

Outra dica importante que é fácil de ser realizada, é aumentar o consumo de água ao invés do refrigerante. "A garrafa PET de 2 litros pode ficar a disposição na mesa do trabalho e pode ser consumida até o fim do expediente. Os alongamentos durante o dia ajudam também no relaxamento de uma rotina estressante dentro do trabalho e proporcionam mais disposição para o trabalho. São mudanças simples que fazem bastante diferença na qualidade de vida", conclui a especialista Sharon Feder.