em

Como escolher e instalar a iluminação natalina

 

 

As festas de final de ano estão chegando e com elas o desejo de decorar a residência com os tradicionais enfeites natalinos. Entre os itens decorativos mais procurados para essa ocasião estão as luzes natalinas.

Se por um lado a iluminação deixa os ambientes mais bonitos e especiais, a escolha e a instalação desses materiais devem ser realizadas com muita atenção para evitar acidentes e curtos-circuitos além do consumo excessivo de energia elétrica.

"Antes de comprar esses kits é indicado fazer uma revisão na instalação elétrica do imóvel, pois é muito comum encontrar o sistema elétrico sobrecarregado e com maiores riscos de ocasionar choques elétricos, sobrecargas ou curtos-circuitos", orienta o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno.

De acordo com o profissional, com a revisão da instalação elétrica é possível avaliar o estado de conservação do quadro de luz, dos fios e cabos elétricos, das tomadas e interruptores, dos disjuntores e dos dispositivos DRs, entre outros.

Já na hora de comprar o kit de iluminação natalina, o primeiro passo é conferir se na embalagem dos enfeites há o selo de conformidade com a certificação do Inmetro, pois ele garante que o produto e os seus condutores elétricos foram produzidos conforme as normas técnicas brasileiras. "Avalie também as condições da embalagem, o aspecto do produto, se possui boa aparência, se a tensão elétrica é 110 ou 220 V e se o kit é indicado para uso interno ou externo", ressalta Rosevaldo Toaliari, supervisor de desenvolvimento de produtos e processos.

Segundo ele, se o produto for certificado, certamente o consumidor encontrará em sua caixa o nome e o telefone da assistência técnica do fabricante, qual sua potência e consumo de energia, como usá-lo com segurança e as formas de armazenamento para reutilização nos próximos anos.

Também é fundamental que os condutores elétricos dos kits tenham dimensões compatíveis com os fios e cabos instalados no imóvel, assim como com os outros componentes da instalação elétrica como as tomadas, os disjuntores e o dispositivo DR.

Entre as diversas opções existentes atualmente no mercado, as que possuem iluminação com LED no formato de "mangueiras" são consideradas as mais seguras, resistentes e que garantem principalmente economia de energia.

Para o sucesso da instalação de sua decoração de Natal e para maior durabilidade dos produtos adquiridos siga as dicas:

1 – Coloque os enfeites diretamente nas tomadas próximas ao ponto de utilização. Evite ligar a iluminação de Natal em extensões ou benjamins, pois esses componentes podem ocasionar sobrecarga, aquecimento e curto circuito na rede elétrica. Caso tenha que usar um destes dispositivos, certifique-se de que eles não se aqueçam além do que podem suportar;

2 – Em áreas externas escolha somente os produtos para essa finalidade, como os kits do tipo mangueira, pois os mesmos são fabricados com compostos especiais que resistem à ação do tempo. Além disso, é aconselhado usar conduítes para a passagem dos fios ou cabos da instalação elétrica que alimentam o kit;

3 – Lembre-se também que é preciso ter atenção com relação às crianças, que nunca devem brincar com esses materiais. Por mais que o produto seja certificado sempre há riscos de os pequenos levarem choques;

4 – Quando bem conservados, esses kits podem ser reutilizados por vários anos desde que sejam guardados corretamente. Antes de novo uso faça uma inspeção nos seus respectivos fios e cabos elétricos e, se estiverem trincados, duros ou ressecados, o material deve ser descartado;

5 – Não tente consertar a iluminação natalina, pois isso resultará em falhas na iluminação e problemas na instalação elétrica;

6 – Nunca aplique a iluminação de natal perto de enfeites de papel, plástico, cortinas das janelas ou de outros materiais inflamáveis;

7- Para a ligação da decoração de natal, se possível não utilize as tomadas de ambientes como lavanderias, banheiros, varandas, entre outros, que, por estarem constantemente molhados, podem causar alguns acidentes elétricos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.