em

Como funciona o Enade. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Muito se ouve falar sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), mas será que todos sabem pra que ele serve e a sua importância? Com o principal objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, o exame é obrigatório desde 2004 e contribui para a avaliação e desempenho dos cursos de graduação em todas as universidades do Brasil. O Enade, no entanto, vai muito além de uma avaliação, ele ajuda também na formação dos estudantes e na sua preparação para o mercado de trabalho.

"O exame é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) para os alunos que estão concluindo o curso. Além de avaliar o aprendizado, o exame também verifica como está a estrutura dos cursos e as disciplinas ofertadas com a finalidade de organizar indicadores e melhorar a qualidade do ensino", explica a professora Marilisa do Rocio Oliveira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), cursos de Administração e Tecnólogo em Gestão Pública.

A cada ano, são escolhidos diferentes cursos de graduação que irão participar da prova. No Enade deste ano, na UEPG, participaram os cursos de Jornalismo; Administração, Administração Comércio Exterior, Administração Pública (EaD), Economia, Direito, Serviço Social Turismo e Tecnólogo em Gestão Pública (EaD). O exame foi aplicado no final deste ano para cerca de 1,3 mil estudantes.

Mais de 1,3 mil alunos fizeram o Enade 2018 na UEPG. (Foto: Arquivo DC)

Importância

De acordo com Marilisa, que também foi responsável pelos alunos que fizeram o Enade na área de Gestão Pública, além da importância da avaliação, o Enade deve ser levado a sério justamente por formar o aluno em caráter cidadão.

"Sou professora há 25 anos e participei de todos os processos de avaliação. E hoje nós vivemos uma realidade que é a tecnologia, que exige também de nós professores, pois são estas pessoas que estamos colocando no mercado de trabalho", destaca.

Além do Enade, a UEPG também realiza um processo de avaliação institucional com os acadêmicos. "Mais que um diploma, existe essa necessidade de prepararmos um cidadão que tenha as suas responsabilidades para enfrentar as novas realidades depois de formado", diz Marilise.

"Mais que um diploma, existe essa necessidade de prepararmos um cidadão que tenha as suas responsabilidades" – Marilisa do Rocio Oliveira, professora da UEPG. (Foto: José Aldinan)

Como funciona?

– Além da aplicação das provas, os acadêmicos também preenchem um questionário destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade.

– Um questionário de percepção de prova também compõe a etapa do processo e é destinado a levantar informações que permitam aferir a percepção dos estudantes em relação à prova.

– Os coordenadores de curso também preenchem perguntas com o objetivo de levantar informações que permitam caracterizar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos processos formativos.

Qual o formato da prova?

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, ambas contendo questões discursivas e de múltipla escolha que são especificadas.

A prova de Formação Geral tem a concepção dos seus itens balizada pelos princípios dos Direitos Humanos, e as questões discursivas avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

 

Confira no vídeo abaixo a entrevista completa sobre o Enade com a professora Marilisa do Rocio Oliveira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Imagens: José Aldinan

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.