em

Como presentear de forma consciente e sustentável neste Natal

O fim do ano chegou, os panetones já estão no mercado há um bom tempo, papai noel é visto em vários lugares e o clima natalino já invadiu a cidade com luzes e decorações. Nesta época, algo que as pessoas pensam muito é sobre os presentes para amigos, familiares ou para o amigo secreto.

Apesar da data incentivar o consumo, há como fazer compras mais conscientes e sustentáveis, sem deixar de presentear quem você ama. Nós elencamos várias alternativas para ajudar os consumidores nesta prática. Confira:

 

1 – Faça uma lista

Primeiro de tudo, faça uma lista! Coloque nela todas as pessoas que você irá presentear, incluindo amigo secreto e confraternizações do trabalho. Estabeleça um limite que você pode gastar nos presentes e distribua entre os presenteados, fazendo uma média. Caso você decida dar presentes melhores para algumas pessoas, terá de diminuir o valor de outras.

Não fuja dessa lista, presentes a parte que não foram pensados para o seu orçamento farão com que você exceda os seus gastos e isso não será bom para o seu bolso.

 

2 – Produtores locais

Comprar de produtores locais da sua cidade ou da sua região é uma atitude consciente pois assim você auxilia na economia local e ainda ajuda pequenos empresários a alavancarem o seu negócio. Então invista nesses produtores, fale com os conhecidos, busque-os em feiras de Natal e grupos da internet.

Comprar de quem faz é uma valorização de pessoas que produzem de forma justa para os envolvidos na produção, você sabe exatamente de onde vem os produtos e você sabe que estará ajudando famílias próximas a você e não grandes donos de empresas gigantes, que já são consolidadas no mercado.

 

3 – Marcas sustentáveis

Invista em marcas e presentes sustentáveis. Existem diversas marcas de roupas, calçados e presentes que são sustentáveis. Adquirindo esses produtos você ajuda essas marcas do bem, ajuda a reduzir os impactos negativos ao meio ambiente e ainda incentiva as pessoas (a quem você está presenteando) a se conscientizarem sobre o consumo sustentável também.

Um exemplo de produto é o canudo sustentável de aço inox que trouxemos para a cidade, que é vendido em um kit que vem com o canudo de aço inox reutilizável, a buchinha para limpar e uma capinha estampada para guardar, bem presenteável. Mas tem diversas opções, no @desavesso sempre damos dicas de produtos sustentáveis, não só de moda, mas de beleza e para o dia a dia também.

 

4 – Faça um presente

Hoje em dia, com milhares de tutoriais de DIY (do it yourself – faça você mesmo) na internet, não tem desculpa para dizer que não sabe fazer. E não estamos falando de um presente mal feito, pois há sim muitas possibilidades de você fazer um presente bonito, barato e cheio de carinho por ser feito com as próprias mãos e personalizado para quem você for presentear.

 

5 – Compre o que tem a ver com a pessoa

Não compre só por comprar! Pense bem nos gostos de quem você está presenteando e escolha com carinho o que adquirir. Pois assim você ficará satisfeito ao saber que está dando algo que tem a ver com a pessoa e ela usará aquilo, ficará feliz também e não descartará o seu presente tão cedo.

 

 

Como economizar também nos looks para o fim do ano

Há também como praticar um consumo mais consciente na hora de adquirir os looks para as festas de fim de ano. Se o seu objetivo é economizar, há algumas formas de você fazer isso. Uma delas é comprar de segunda mão, de bazares ou de brechós, pois as peças normalmente são mais baratas e você encontra peças que não tinham mais significado para outras pessoas, mas que agora para você tem.

O grande desafio é ter paciência, tempo e disposição para garimpar e encontrar peças que tenham a ver com o seu estilo. Mas é uma experiência totalmente válida e divertida. Outra forma de adquirir roupas de segunda mão é em grupos de desapegos das redes sociais e também com as amigas, que tal organizar um bazar de vendas ou de trocas com elas?

Além disso, você pode também reaproveitar peças que você já tem no guarda-roupa. Escolha peças que tenham a ver com o que você pretende vestir neste ano e dê uma repaginada, seja colocando acessórios diferentes na composição ou customizando as peças. Você pode cortar, colar pedrarias, patches e transformar as peças mais antigas em peças novas para você usar sem gastar nada ou gastando muito pouco.

 

 

Mafer Teixeira e Nicoly França são jornalistas e youtubers apaixonadas por moda. Com experiência em gestão de mídias sociais e assessoria de imprensa, elas transformaram a paixão pela moda em profissão. Há dois anos e meio, criaram o Desavesso, focado em produção de conteúdo e eventos de incentivo à moda consciente e sustentável. Já realizaram eventos pelo Paraná e em São Paulo e seguem espalhando temas como estilo próprio, consumo consciente, sustentabilidade, autoestima e autoconhecimento. As duas cursam MBA na USP/Esalq para aprimorar os conhecimentos em marketing digital e gestão de negócios.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.