Variedades

Como tratar e controlar a acne na mulher adulta

(Foto: Reprodução)

Muitos acreditam que a acne é um problema exclusivo da adolescência, porém quando há incidência na pele da mulher adulta, é preciso atenção e cuidados especiais. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, 54% das mulheres acima dos 25 anos têm a doença. Para que haja cura ou controle, é preciso entender as causas da patologia e assim encontrar o tratamento mais indicado.

Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem por um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. A acne na mulher adulta, muitas vezes, possui caráter hormonal e surge na face, pescoço, costas, ombro e colo. Normalmente, situações de estresse, período menstrual ou má alimentação prejudicam o quadro da doença.

Alguns medicamentos como corticoides, vitaminas do complexo B, exposição excessiva ao sol, uso de cosméticos não indicados para o seu tipo de pele e, principalmente, o hábito de mexer nas lesões, pioram e muito o aspecto da pele 

Como consequência, a acne pode trazer malefícios à autoestima feminina e cicatrizes que podem durar a vida toda. O ideal é realizar a prevenção e tratamento o mais rápido possível, para evitar os efeitos indesejados.

É possível adotar medidas para o controle da doença, como criar uma rotina de limpeza diária com produtos que combatam a oleosidade, diminuindo poros e com ação secativa. O tratamento hormonal, com anticoncepcionais orais, é benéfico para as mulheres, desde que não existam contraindicações. Porém, nem sempre adotar estes hábitos é suficiente para solucionar o problema.

A Luz Intensa Pulsada é um método eficaz e seguro no tratamento da acne. Neste caso, a emissão da luz age nas porfirinas endógenas produzidas pelas bactérias, causando stress oxidativo e induzindo a fotodestruição das células afetadas, resultando na eliminação gradual da acne e suas sequelas.

Segundo a Coordenadora do Departamento de Aperfeiçoamento Técnico-Científico, Dra. Aline Caniçais, "o equipamento Light Pulse da HTM apresenta resultados excelentes no que diz respeito ao controle da oleosidade da pele, uma vez que estimula a atrofia da glândula sebácea. Por possuir um sistema de resfriamento eletrônico "cryocooling", o tratamento é rápido e bastante confortável ao paciente". 

Outro recurso que também pode ser utilizado no tratamento da acne na mulher adulta, nos intervalos da LIP, é o Peeling Ultrassônico, presente no equipamento Stimulus Face MAXX. Ele possui um transdutor tipo espátula que emite uma vibração e promove, de forma não agressiva, a remoção de impurezas e células mortas, além da renovação e reequilíbrio da pele, tendo resultados visíveis desde a primeira sessão.

São recomendadas de 6 a 8 sessões de luz intensa pulsada, com intervalo médio de 30 dias entre elas, e semanalmente a realização do peeling ultrassônico, totalizando, em média, 8 sessões. Estas indicações podem variar conforme o quadro clínico e evolução de cada paciente.