em

ConectaPR aproxima ecossistema de startups

“Um evento extremamente democrático, que acolheu não só as startups já consolidadas, mas micro e pequenos negócios que desejam se tornar uma startup”. Desta forma, Daniel Paz, gerente de Empreendedorismo do Facebook, resume o legado do ConectaPR para as cerca de 700 pessoas, que vieram de todo o Paraná para participar do evento. Foram 12 horas intensas de painéis, mentorias, workshops e networking, em cinco espaços especialmente montados na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, entre os dias 17 e 18 de agosto.
 
No workshop de encerramento, Paz contou como a história da rede social pode ajudar a nortear os negócios dos participantes. “Nós [Facebook] nascemos do propósito de criar comunidades, e não de sermos uma empresa. E as startups que têm propósitos tendem a ser mais bem-sucedidas, em todos os sentidos. O Sebrae, por meio do ConectaPR, trouxe a oportunidade da integração de todos os agentes do ecossistema”, afirma.
 
Vinicius Ortiz, sócio da Termoplex, startup na armazenagem de grãos, veio de Londrina principalmente para participar do desafio Sebrae Like a Boss, espaço em que os participantes tiveram três minutos para apresentar seus produtos e serviços para uma banca avaliadora, composta por especialistas de mercado e potenciais investidores.
 
“Como somos da agroindústria, não imaginávamos que algo tão básico como o design da marca precisasse ser aprimorado. Esse feedback da banca avaliadora foi muito importante. Assim que chegarmos a Londrina, vamos resolver essa questão”, conta Ortiz, que também avaliou o networking como outro ponto alto do ConectaPR.
 
Daniel Veiga e Bruno Vieira, da Enfoca Chatbots e Pede Logo, spin-off (braço) da Enfoca na área de gastronomia, também destacaram o networking e os feedbacks recebidos no desafio Like a Boss – no qual ficaram em quarto lugar, como grandes atrativos do ConectaPR 2018. “Tiramos lições válidas, principalmente sobre a visão de investidores em relação ao retorno do valor investido. A Enfoca já é autossuficiente, porém, a Pede Logo terá seu aplicativo lançado em 40 dias”, destacam. A empresa começou em Ponta Grossa, mas após vencerem o Hackathon Paraná 2016, resolveram se mudar para Curitiba.
 
Fabio Ieger, CEO da Certus Software, de Curitiba, diz que aproveitou todas as atrações do evento, “como aprendiz e como orientador”. Além de ficar em segundo lugar no Sebrae Like a Boss, a Certus conseguiu captar investimentos com uma das empresas convidadas, a IBM. “Também fomos mentores de quatro startups iniciantes. Chegou a hora de devolver o conhecimento que obtivemos e ajudar quem está começando. A participação no ConectaPR 2016 foi um divisor de águas na nossa empresa, quando saímos de lá com um caminho a ser percorrido, e, neste ano, foi a coroação de um trabalho que estamos fazendo com o Sebrae desde 2015”, avalia.
 
Leonardo Debague, da Olist, que promove o acesso do varejista físico ao mercado digital e e-commerce, conta que a participação da startup no Conecta teve como objetivo “ver e ser vista”. Para ele, observar a maneira como as pessoas estão tentando inovar, como estão fazendo diferente, é algo bastante enriquecedor. “Viemos de cabeça aberta para conhecer o que de novo está sendo feito localmente, já que fazemos parte do ecossistema de Curitiba”, explica. A Olist participou, juntamente com as startups MadeiraMadeira, EBANX e Endeavor, do painel “Vale do Guadalupe”, formado por empresas de Curitiba, uma brincadeira em referência ao Vale do Silício.
 
O coordenador estadual do projeto de Startup PR, do Sebrae/PR, Rafael Tortato, acredita que a proposta de reunir e mobilizar o ecossistema para fazer do Paraná um dos melhores lugares para empreender alcançou êxito. “O Conecta deixa um legado de compartilhamento e aproximação entre os atores dos ecossistemas. Isso fortalece ações em todos os níveis e vai ajudar a gerar melhores resultados no que se refere às startups e inovação”, conclui Tortato.
 
O ConectaPR fomentou a conexão de ideias, empreendedores, investidores e negócios, com o objetivo de compartilhar potencial inovador e ganhar mercado.  Entre as atrações do evento estavam palestrantes nacionais e internacionais, como Fernando Figueiredo, da americana Oaktech, situada no Vale do Silício (EUA); Nicolas Vega, da Startup Chile; Richard Duchatsch Johansen, P&D da Rede Globo; Sergio Gama, da IBM; Ricardo Geromel, da Startse China; e Gil Giardelli, da 5 Era.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.