em

Conferência Estadual discute rumos da Saúde no Brasil

A 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, que começa nesta terça-feira, às 18 horas, e vai até quinta-feira (13), tem como foco o tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito e também discutirá a Consolidação e Financiamento do SUS. Estarão em debate as propostas já apresentadas nas conferências municipais que, depois, serão levadas para a Conferência Nacional, que acontece entre os dias 2 e 5 de julho em Brasília.

“As conferências representam o maior fórum de debate e controle social sobre Saúde do país. Têm a participação de todos os segmentos da sociedade e definem as diretrizes que nos guiarão nas ações de políticas públicas de saúde”, ressalta o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. A conferência é promovida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), com apoio da Secretaria da Saúde do Paraná, e acontece na Expo Unimed, no bairro Campo Comprido, em Curitiba.

Na quarta-feira (12), às 8h30, o professor Nelson Rodrigues dos Santos ministra a aula magna sobre Democracia e Saúde: Saúde como direito – consolidação e financiamento do SUS. Rodrigues dos Santos é um líder histórico na luta pela reforma sanitária; esteve ao lado do sanitarista Sérgio Arouca na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), que mudou o tratamento da saúde pública no Brasil.

Nelson Rodrigues dos Santos é graduado em medicina, com doutorado em medicina preventiva pela Universidade de São Paulo. Foi professor titular de Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina e Consultor da Opas/OMS. Atualmente, é professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas e presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa).

Para discutir propostas que resultem em melhoria na qualidade dos serviços de saúde prestados à população, o debate vem acontecendo desde o início do ano por meio das Conferências Municipais, realizadas entre fevereiro e abril deste ano, envolvendo representantes de usuários, profissionais, prestadores de serviços e gestores de Saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.