em

Confira 5 tendências para empreender no e-commerce em 2018

O início de um novo ano serve como estímulo para colocar em prática os planos de iniciar um novo negócio. O comércio eletrônico está cada vez mais em alta, mas, na hora de empreender, é fundamental escolher bem o setor em que se irá atuar, considerando não apenas a afinidade pessoal como o potencial de sucesso e crescimento.

"Muitas vezes a pessoa quer montar uma operação de e-commerce mas não tem nenhuma ideia de qual setor quer empreender, nem que tipo de produto quer vender. Nessa hora, sempre recomendo avaliar as tendências do mercado e apostar em produtos inovadores", explica Bruno Oliveira, especialista em e-commerce e criador do Ecommerce na Prática. Segundo o relatório Webshoppers 36 da Ebit, os setores de Moda e Acessórios, e Esporte e Lazer estão entre os que obtiveram maior faturamento em 2017.

O especialista indica cinco setores promissores para abrir um e-commerce neste ano:

– Sapatos artesanais femininos

O setor de moda e acessórios representa 6,4% do faturamento total do mercado de e-commerce, e é uma grande vantagem oferecer a esse público modelos que serão encontrados somente através da sua marca."A empresa estará entregando valor a seus clientes, e, por isso, poderá cobrar um preço maior. A desvantagem é, caso o empreendedor não possua experiência com a fabricação desses artigos, será necessário desembolsar recursos para contratar pessoas que façam isso."

– Camisetas personalizadas de filmes e séries

Com baixo custo inicial, é um setor muito concorrido, mas que possui grande recorrência. "Uma pessoa não compra uma camiseta só porque precisa andar vestida pela rua, elas veste uma ideia que têm de si mesma e que quer transmitir para os demais. Por isso, invista em diferenciais, estude muito a persona do seu negócio e busque estratégias para fidelizar seu cliente", recomenda Oliveira.

– Moda praia feminina

Com um mercado repleto de micro nichos, esse campo de atuação permite que os empreendedores tenham a possibilidade de oferecer produtos com exclusividade e estoque relativamente barato. "Um bom exemplo para esse setor é trabalhar com modelos para crianças e mulheres de mais idade. Isso proporcionará maiores chances de ter um negócio de sucesso".

– Acessórios para ciclismo/triatlo

"Este é um mercado em que os interessados por esses produtos geralmente não costumam economizar na hora da compra", explica o especialista. Isso porque o setor de esporte e lazer está associado ao hobby das pessoas e, com isso, geralmente são compras desencadeadas pela paixão e realizadas de forma impulsiva. Com um faturamento de 3,8% do total do mercado, a área de esporte e lazer é um segmento com ampla abertura. "Aqueles que já são ciclistas ou aficcionados por esse setor têm a vantagem de conhecer bem quais são as dores e os anseios da sua persona, antes mesmo de fazer qualquer pesquisa", comenta.

–  Lingerie

Outra oportunidade no mercado de moda feminina é o de moda íntima. Apesar da forte concorrência, é possível sobressair-se ao oferecer produtos diferenciados. Essa área tem a vantagem de possuir alta demanda e recorrência, boas possibilidades de fidelização, exclusividade e baixo custo inicial. "O empreendedor pode procurar fornecedores diferentes, que possam oferecer modelos exclusivos e estampas diferenciadas. Outra possibilidade é investir em micro nichos, como a muda plus size", sugere Oliveira.

No entanto, é importante destacar que ficar atento às tendências e segmentos não basta para abrir uma loja virtual. Para o especialista, é necessário ter também um plano de negócios estabelecido, missão, visão e valores definidos e saber quem é o cliente que se precisa alcançar. "Com um planejamento estratégico bem definido, o empreendedor terá muito mais chances de obter sucesso com sua empresa, evitando alguns tropeços".

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.