em

Congresso Gastronômico de PG terá Sabores dos Campos Gerais

Os “Sabores dos Campos Gerais” serão apresentados no Congresso Gastronômico de Ponta Grossa que acontece entre os dias 7 e 9 de outubro. O projeto, desenvolvido pelo setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) será abordado pelo coordenador da AMCG Cultura e secretário municipal de Palmeira, Waldir Joanassi Filho durante palestra realizada dia 8 às 18 horas na Unicesumar, uma das parceiras do Congresso em sua realização. Assinam ainda o evento a Secretaria Municipal de Turismo, UEPG, UTFPR, Cescage e Senac.

“Serão três as questões a serem abordadas”, explicou Joanassi, que inicia sua fala com a importância da cultura alimentar e sua salvaguarda. “Temos que ter em mente que há saberes culinários importantes e merecem serem valorizados e inscritos como patrimônio imaterial”, destaca o secretário de cultura.

Para Joanassi, além da identificação destes saberes culinários, que, mais que a questão alimentar, trazem o “saber fazer de um povo, a sua história”, há de se olhar o aspecto de sua valorização. “Aí chega o papel do município nesse processo”, destacou, lembrando ainda do trabalho que vem sendo realizado na Associação dos Municípios dos Campos Gerais, no setor de Cultura. “Estamos fazendo o resgate histórico-cultural de nossa região. Primeiro com os ‘Sabores’, e agora com os ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’”, exulta.

Além da identificação e valorização desse patrimônio, o coordenador da AMCG Cultura trará em sua palestra a conexão cultural estabelecida pelos alimentos e pelos colonizadores da região dos Campos Gerais, em grande parte os imigrantes. “Há um elo cultural”, avalia Joanasi que exemplificará com dois novos “Sabores dos Campos Gerais”: o Kutiá e o Schnitzel. “Novos, pois não contam com receitas no primeiro livro publicado pela AMCG, mas muito antigos, pois são receitas passadas entre gerações na região”, explica o secretário de Palmeira.

O kutiá é um Sabor do município de Ivaí. De origem ucraniana, a receita doce traz sementes de trigo, leite condensado, creme de leite, coco e amendoim. Por lá, a sobremesa é facilmente encontrada nos restaurantes. Já Schnitzel é uma sopa de pêssego seco. De origem dos alemães do Volga, a sopa é outro sabor de Palmeira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.