em

Conheça aplicativos que ajudam a estudar para concursos

Passar em um concurso é o sonho de muitas pessoas, que por muitas vezes passam anos focando nos estudos em busca de vagas que oferecem estabilidade, segurança e boas remunerações. Especialistas indicam várias dicas de organização, como manter uma rotina, determinar prioridades, cuidar do bem-estar do corpo através de sonos regulados, por exemplo, entre outros.

Entre as listas de sugestões sempre consta evitar distrações, como da internet – mas a tecnologia pode ser uma aliada à sua preparação para concursos. Hoje diversos aplicativos foram feitos pensando no melhor desempenho dos estudos. Com diferentes funções, é possível utilizar as ferramentas de acordo com as principais necessidades do estudante.

O Gran Cursos Online, por exemplo, é um app que tem como característica principal a mobilidade. Ele oferta videoaulas e audioaulas que podem ser assistidas offline após download, assim como outros aplicativos de streaming da área de entretenimento. Cronogramas de estudos podem ser gerados automaticamente após a inserção de dados básicos, como dias e horários em que se pretende estudar, objetivos do usuário, entre outros.

Dúvidas podem ser tiradas com professores no aplicativo, que é compatível com todos os sistemas operacionais (Windows, Android, iOS, MAC e Linux) e foi lançado recentemente. De acordo com diretor de tecnologia do Gran Cursos Online e cofundador da empresa, Rodrigo Calado, a instituição investiu em tecnologias que deverão melhorar a navegação dos estudantes. “Nosso objetivo é otimizar o processo de ensino-aprendizagem e reforçar a preparação dos alunos. Tudo na plataforma foi pensado para proporcionar a melhor experiência ao estudante, disponibilizando o que há de mais moderno e eficiente de tecnologia para o estudo”, afirma.

Para quem gosta de estudar treinando com simulados também há opções disponíveis nas lojas de aplicativos dos smartphones e tablets. Através do “Tá na Mão Free Concursos” é possível resolver questões de matérias como Raciocínio Lógico, Informática Básica, Conhecimentos Bancários, Estatística e Atualidades, Ética,  Matemática Financeira, Português e Informática Computação(TI).

O “Concursos de Bolso” é outra opção, mais focada carreiras jurídicas e para as áreas bancária, policial e fiscal. O aplicativo oferta questões de concurso comentadas e também aponta legislações relacionadas, resumos, notícias e dicas.

Já para quem gosta de conteúdos personalizados uma boa ferramenta é o aplicativo “Simulado Já Concursos Públicos”, onde o estudante tem a possibilidade de criar seus próprios simulados de acordo com o órgão, cargo pretendido, nível, banca organizadora, ano e matérias.

Como muitos cargos em concursos públicos exigem conhecimentos de legislação o app “Direito no Bolso” oferece videoaulas especializadas na área, contemplando temas como Direito Tributário, Processual Civil, Penal e do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Constitucional, entre outros.

Para os que preferem se organizar com planos digitais algumas opções são o Trello, que premite a criação de checklists, quadros personalizados para as rotinas de trabalho, estudos e pessoal; Evernote, um aplicativo que oferece espaço para fazer anotações e até gravações em áudio, alem a adição de arquivos em PDF e slides; e o “Aprovado”, que permite o acompanhamento da evolução por meio de gráfico e relatórios a partir de planilhas de gerenciamento de horários.

Tecnologia pode ser aliada à preparação para provas (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.