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Conheça o perfil do eleitorado de Ponta Grossa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou nesta sexta-feira (7) as estatísticas completas do eleitorado brasileiro apto a votar nas eleições municipais de 2020. Segundo os números divulgados pelo TSE, Ponta Grossa tem 239.611 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano, marcadas para acontecer em 15 e 29 de novembro, em primeiro e segundo turno, respectivamente.

O número de eleitores que vão às urnas para escolher o prefeito (a), vice e vereadores (as) que administrarão a cidade pelos próximos quatro anos é 7,58% maior do que o registrado nas últimas eleições municipais – quando o número de eleitores aptos a votar foi de 222.716, em 2016; e 1,05% maior que o registrado nas eleições de 2018 (237.118).

Além disso, o TSE mostra que o eleitorado ponta-grossense é, em sua maioria, composto por mulheres. Além disso, o perfil dos eleitores é basicamente formado por jovens, solteiros, e com ensino médio completo. Segundo o TSE, são 12 eleitores com nome social aptos a votar em PG. Conforme o TSE, são 2.981 eleitores com deficiência na cidade. 

Perfil
Segundo a estatística divulgada pelo TSE nesta sexta-feira, o perfil do eleitorado é semelhante ao registrado nas eleições em 2018. 53% do eleitorado ponta-grossense é formado por eleitores do sexo feminino, o que representa 126.919 pessoas. No que se refere à faixa etária, a maioria dos eleitores de Ponta Grossa é representada por jovens com idade entre 25 e 29 anos (11,19%); os solteiros representam a maioria dos eleitores de PG –  47,6%; casados vêm na sequência, e  41,4% do total. 

Segundo estatística divulgada pelo TSE – 30,3% (72.602) dos eleitores de Ponta Grossa possuem ensino médio completo; seguido por 22,74% (54.479) que possuem ensino fundamental incompleto e 15,06% (36.087) que têm ensino superior completo. 

Impacto
Mas, afinal, de que forma o perfil do eleitorado impacta no processo eleitoral? Segundo o diretor-presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, o perfil do eleitorado interfere diretamente nos tipos de demandas e na forma de comunicação da campanha.

“As demandas do eleitorado jovem é diferente do eleitorado mais idoso, por exemplo. Jovem quer saber de emprego, segurança, e tem menos demanda por saúde, por exemplo. Além disso, por se tratar de um eleitorado em sua maior parte jovem, isso significa que são eleitores mais conectados às mídias sociais, o que interfere no tipo de campanha que é realizada e na forma de comunicação entre candidato e eleitor”, explica. 

Brasil
Em todo o país são 147.918.483 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. Em âmbito nacional, a maioria do eleitorado é formada por mulheres (52,5%). No que diz respeito à faixa etária, a maioria dos eleitores está concentrada entre os 35 e 39 anos (10,77%). Assim como acontece em Ponta Grossa, em todo o país, a maioria dos eleitores possui o ensino médio completo (25,47%), e os solteiros (57,2%) são maioria entre os eleitores brasileiros. 

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