Saúde

Conheça os mitos e verdades sobre a saúde ocular masculina

O mês de novembro marca a importância da prevenção de doenças comuns, mas que podem complicar a saúde masculina. Doenças oculares, como catarata e glaucoma, por exemplo, podem ser diagnosticadas em uma consulta de rotina ao oftalmologista. Em parceria com as lentes Transitions, a oftalmologista Dra. Márcia Tartarella esclarece alguns mitos e verdades sobre a saúde ocular masculina e dá dicas que podem fazer a diferença no dia a dia dos homens.

1 – Os homens costumam deixar o cuidado com os olhos em segundo plano

VERDADE

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Connecticut, em 2016, ouviu 491 pessoas, entre homens e mulheres, e constatou que os homens são os que mais deixam de procurar ajuda médica especializada. De acordo com a oftalmologista o índice também é valido quando se trata dos olhos. “É bastante comum encontrarmos um alto índice de doenças como catarata, glaucoma e degeneração macular em estágio avançado no público masculino”, afirma.

2 – O daltonismo é mais comum nos homens

VERDADE

O daltonismo, caracterizado pela alteração na percepção das cores, é uma das doenças que atinge mais homens que mulheres. “O gene do daltonismo está ligado ao cromossomo X e, por isso, se manifesta mais em homens, que só possuem um gene X”, explica a oftalmologista. O daltonismo não evolui, mas ainda não apresenta cura ou tratamento específico para os portadores do distúrbio, dessa forma, um diagnóstico precoce pode ajudar a amenizar as limitações de visão causadas por ele.

3 – As doenças oculares se manifestam rapidamente, facilitando o diagnóstico precoce

MITO

“A maioria das doenças oculares têm avanço silencioso, por isso são tão perigosas. Postergar o tratamento da catarata pode significar uma piora importante na visão”, diz a Dra Tartarella. Outro bom exemplo é o glaucoma, doença que reduz o campo de visão gradativamente e pode deixar o paciente cego se não for devidamente tratada. “O glaucoma não ocasiona dor nas fases iniciais, por isso é importante estar atento aos sinais de desconforto, ainda que mínimos”, explica.

4 - O tipo de trabalho realizado não é um dos fatores que podem ocasionar problemas na visão

MITO

Os acidentes de trabalho estão entre as principais causas de perda de visão no mundo. Eles podem acontecer com maior frequência em segmentos de metalurgia, mineração, construção civil, mecânica, marcenaria, indústria química, indústria de vidros e cerâmica. “É necessário redobrar o cuidado no ambiente de trabalho, fazendo uso de óculos de proteção todo o tempo. Essa simples atitude diminui consideravelmente o risco de problemas de visão, até mesmo a cegueira”, explica a oftalmologista.

5 – Hábitos simples podem ajudar os homens a manter os olhos saudáveis.

VERDADE

Alimentação equilibrada, cortar o cigarro, diminuir o consumo de álcool, fazer pausas periódicas da frente do computador e usar óculos com proteção UV são algumas das medidas mais importantes no dia a dia. Para quem dirige, os cuidados devem ser redobrados. “O uso de óculos com proteção UVA e UVB em ambientes externos devem se tornar um hábito para manter a saúde ocular e prevenir doenças”, alerta a Dra. Márcia Tartarella.

Para os usuários de óculos de grau, o indicado é fazer uso de lentes fotossensíveis. “As lentes Transitions se adaptam aos diferentes condições de luminosidade e garantem maior conforto visual, proteção contra os raios UVA e UVB e podem ser adaptadas também aos óculos multifocais”, explica Tatiana Nardez, gerente de Marketing da Transitions Optical Brasil.