em

Conheça os tipos de aquecedores para a casa

Seja para aquecer a água do banho, das torneiras, ou para manter o ambiente quentinho, os aquecedores residenciais ajudam a tornam a casa mais confortável em dias mais frios. Apesar do clima tropical, diversas regiões do país costumam enfrentar baixas temperaturas durante o outono e o inverno, e o aquecimento da residência torna-se importante.

 

Da água ao ar: esquentando a casa

Para manter a água do banho, das torneiras do banheiro e da pia da cozinha sempre aquecidas, facilitando as tarefas diárias mesmo em dias mais gelados, os aquecedores de água são excelentes escolhas. O aquecedor de água solar, por exemplo, é uma alternativa altamente sustentável e que proporciona um excelente custo-benefício. Ainda falando em economia, as opções de aquecedores de água a gás também são uma escolha acertada – eles podem funcionar tanto com o gás GLP quanto com o gás natural. Já o aquecedor elétrico – que pode ser instalado direto nas torneiras de forma similar ao chuveiro – pode trazer mais gastos na conta de luz, mas também é uma possibilidade por conta de sua rápida e prática instalação.

Para o aquecimento de ambientes também não faltam opções. Há o aquecedor elétrico, um dos mais conhecidos, em que a resistência fica visível. Este tipo de aquecedor deve ficar longe de locais úmidos – como o banheiro – e de objetos e tecidos. Já o termoventilador, também elétrico, tem um funcionamento similar ao dos ventiladores comuns, porém com o efeito de aquecer. Com ele, o calor é dissipado de forma mais eficaz.

O modelo de aquecedor cerâmico retém o calor produzido pela resistência interna, dissipando-o em seguida por meio de uma ventoinha. Apesar de ser menos silencioso, produz calor de forma bem rápida e não deixa o ar "seco" no ambiente.

O aquecedor a gás, por sua vez, é recomendado para ambientes amplos e abertos. É bastante usado em restaurantes, por exemplo, ou em áreas abertas de lazer. Não recomenda-se o uso em ambientes residenciais fechados.  

Existem também aquecedores a óleo, que são econômicos e práticos – não há necessidade da troca do óleo, e os climatizadores de ar, que tanto aquecem quanto esfriam o ambiente, como um ar-condicionado. Para escolher o mais adequado, basta decidir qual funciona melhor no seu ambiente!

(Foto: Reprodução shutterstock.com)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.