em

Conselho prepara ações para desenvolver a economia de PG

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (Cdepg) surgiu em novembro de 2018 e foi criado por representantes de diversos setores para pensar na economia do município.

No dia 25 de fevereiro de 2019 foi eleita a diretoria do Conselho para gestão 2019-2020: presidência: Wilson Souza de Oliveira, representante dos veículos de comunicação; vice-presidência: Priscila Garbelini Jaronski, representante dos sindicatos patronais; 1ª secretaria: Leonardo Puppi Bernardi, representante da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg); 2ª secretaria: Florisvaldo Aparecido Hudiniki, representante da Acipg; tesouraria: Claudio Grokoviski, representante da Secretaria Municipal de Gestão Financeira.

Para o presidente do Cdepg, Wilson Souza de Oliveira, planejar o futuro da cidade é a principal meta do Conselho. “Nós temos que olhar para frente e pensar nas próximas gerações. Estamos preparando ações para desenvolver a economia de Ponta Grossa. Então faremos estudos, trabalhos e debates para buscar identificar as principais áreas que irão trazer esse desenvolvimento”, revela. Oliveira destaca que o Conselho também irá se preocupar com temas atuais que estão em discussão na cidade e para atender essa demanda serão criadas câmaras técnicas.

As câmaras técnicas, que poderão ser permanentes ou temporárias, serão para discutir assuntos específicos que tenham relação com a economia de Ponta Grossa e que servirão para orientar decisões sobre as políticas de desenvolvimento econômico da cidade. De acordo com o regimento do Cdepg, as câmaras devem identificar assuntos, problemas, dificuldades e informações referentes ao tema escolhido. Depois dessa etapa, devem elaborar um plano e cronograma de trabalho para a realização de estudos e pesquisa sobre o assunto.

“Temos que levar em consideração quais são as megas tendências que irão transformar a sociedade. Os estudos globais apontam que assuntos como avanço tecnológico, mudanças climáticas, escassez de recursos, mudanças demográficas, urbanização acelerada são tendências que devemos nos preocupar e podem ser incluídas nas câmaras”, esclarece o presidente do Conselho.

As câmaras já criadas são de tecnologia e inovação; atração de investimentos; cadeia de agronegócios; comércio e serviços e indústria e comércio exterior.

Dados

Uma das preocupações do Conselho é manter e elevar a economia ponta-grossense. De acordo com os dados do governo municipal, tendo como ano-base 2017, a indústria representa 56,53% do Produto Interno Bruto (PIB) de Ponta Grossa referente aos geradores de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), enquanto o comércio é responsável por 22,26%, os serviços 15,75% e a produção primária 5,46% – totalizando R$ 8.336.202.076.

No Paraná, o município é o quarto colocado no valor adicionado da indústria, ficando atrás das cidades de: Araucária, Curitiba e São José dos Pinhais. Já no comércio e serviços a cidade ocupa a sétima posição – e um dos pontos levantados pelos conselheiros é como fomentar esses dois setores para aumentar a geração de riquezas.

Palestra

A diretoria doConselho de Desenvolvimento Econômico toma posse na segunda-feira (1) em um evento que contará com a palestra do jornalista Carlos Alberto Sardenberg. O convidado falará sobre ‘O cenário econômico atual e o futuro das cidades’. O evento inicia às 7h45 no auditório da Unicesumar – rua Desembargador Westphalem, 60, Oficinas. Quem quiser assistir a palestra deve confirmar presença através do e-mail: [email protected]

Carlos Alberto Sardenberg é âncora do jornal CBN Brasil, comentarista de economia dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (Globonews), do Jornal da Globo (TV Globo) e escreve coluna no jornal O Globo. Sardenberg é jornalista desde 1969, já venceu por dez vezes o Prêmio Comunique-se e foi escolhido como o segundo jornalista economista mais admirado do Brasil no prêmio dos portais Jornalistas&Cia e Maxpress.

O presidente do Conselho destaca que a intenção é despertar nos ponta-grossenses o interesse pela economia da cidade, para que os cidadãos também possam dar sugestões de projetos e temáticas que os conselheiros irão discutir.

O evento tem apoio da Unicesumar, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), CVC, Ade! Propaganda, Hotel Planalto, Granda Nove, Gráfica Vila Velha e Top Sonorização.

 

Instituições e conselheiros

– Presidente de Honra – prefeito Marcelo Rangel

-Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional: Tônia Mansani

-Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária: Ivonei Afonso Vieira

-Secretaria Municipal de Planejamento: Celso Augusto Sant’Anna

-Secretaria Municipal da Fazenda: Cláudio Grokoviski

-Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Paulo Eduardo Oliveira de Barros

-Fundação Municipal de Turismo: Edgar Hampf

– Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa: Ciro Macedo Ribas Junior

-Universidade Estadual de Ponta Grossa: Miguel Sanches Neto

-UTFPR: Antônio Augusto de Paula Xavier

-Sebrae: Joel Franzim Junior

-Acipg: Douglas Fanchin Taques Fonseca;Indianara Prestes Mattar Milleo; Leonardo Puppi Bernardi e Florisvaldo Aparecido Hudinik

– FIEP/Casa da Indústria: Darcy Miara Junior

-Sindicato Rural de Ponta Grossa: Jussara Salgado Bittencourt

-Sociedade Rural dos Campos Gerais: Sandra Queiroz

-Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponta Grossa: José Vanilson Cordeiro

– Sindicatos Patronais: Priscila Garbelini Jaronski

– Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa: Rafael Gustavo Mansani

– Veículos de comunicação: Wilson Souza de Oliveira

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.