em

Conservatório de PG abre 141 vagas para novos alunos

Estão abertas as inscrições para o teste seletivo que irá selecionar os novos alunos do Conservatório Maestro Paulino, escola de música mantida pela prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Ao todo serão oferecidas 66 vagas para alunos do curso fundamental, com aula de teoria musical e prática instrumental, e 75 vagas para a musicalização infantil e iniciação musical, totalizando 141 novas vagas – maior número dos últimos anos.

Para se inscrever para o teste seletivo, o candidato deve preencher uma ficha de inscrição disponível no site da prefeitura (pontagrossa.pr.gov.br/cultura) e entrega-la preenchida na secretaria do conservatório, até o dia 13 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h às 18h. A inscrição para o teste seletivo custa R$ 35 e o valor deverá ser pago por meio de depósito identificado, entregando uma cópia do comprovante juntamente com a ficha de inscrição.

Douglas Passoni, diretor artístico do conservatório, conta que este ano a escola terá a maior oferta de vagas dos últimos anos, chegando a quase 500 alunos no total. “A seleção acontece de forma democrática, a partir de sorteios públicos e avaliações de acordo com o nível de conhecimento musical prévio ou não do candidato. A procura tem sido grande e, com isso, acreditamos que essa seleção será uma das mais concorridas”, destaca.

Crianças com 5 a 9 anos poderão ser inscritas no ensino básico de música, nos cursos de musicalização infantil 1 (crianças nascidas em 2014, 25 vagas), musicalização infantil 2 (nascidas em 2013, 25 vagas) e iniciação musical 1 (nascidas em 2010, 2011 ou 2012, 25 vagas). Para o ensino básico de música não ocorrerá teste seletivo. Os interessados devem apenas realizar inscrição.

Adolescentes a partir dos 10 anos de idade (completos até 31 de dezembro de 2019) deverão se inscrever no ensino fundamental de música, optando pelas vagas ‘com conhecimento musical’ e ‘sem conhecimento musical’. Os inscritos farão um teste seletivo, e aqueles considerados aptos serão classificados de acordo com a média final.

Na primeira fase do teste seletivo os candidatos realizarão uma prova de percepção musical de caráter eliminatório, que será realizada no dia 19 de fevereiro. Os aprovados nesta etapa que optarem pela categoria ‘sem conhecimento musical’ realizarão uma entrevista no dia 20 de fevereiro, e os candidatos que optarem pela categoria ‘com conhecimento musical’ deverão realizar, no dia 21 de fevereiro, uma prova prática (tocar a peça de confronto) seguida de uma entrevista.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.