em

Consulta pública do projeto Paraná 2040 segue até dia 31

Segue aberta até o próximo dia 31 a consulta pública do projeto Paraná 2040. Com o objetivo de construir um plano de desenvolvimento de longo prazo para o estado, a inciativa pretende reunir o máximo possível de representantes da sociedade civil organizada paranaense, engajando também os candidatos que concorrem nas eleições ao governo neste ano. Por meio de uma plataforma web, disponível no site www.parana2040.org.br, a população pode contribuir com sugestões para o projeto.

A condução técnica do Paraná 2040 está a cargo do Observatório Sistema Fiep, área que elabora estudos prospectivos com vistas à melhoria da competitividade da economia paranaense. No processo de elaboração do projeto, a equipe do Observatório fez um trabalho prévio de benchmarking, analisando 70 planos de desenvolvimento de territórios implantados em várias partes do mundo, como Europa, Austrália e Canadá. A partir daí, definiu as nove dimensões principais que devem guiar a visão de futuro do Paraná e, dentro delas, um conjunto de desafios que precisam ser superados pelo estado para alavancar seu crescimento econômico e social.

Publicações – Após o encerramento da consulta pública, as sugestões serão compiladas e inseridas no Livro Verde. A primeira das três publicações previstas no projeto apresentará os principais desafios para o desenvolvimento do Paraná, que estão separados dentro das seguintes dimensões: meio ambiente; governança e gestão pública; educação, ciência e tecnologia; cultura e coexistência social; infraestrutura; saúde; segurança; territorialidade; e economia e negócios.

O Livro Verde será lançado em setembro, sendo disponibilizado para todos os candidatos que concorrem nas eleições deste ano no Paraná. Nas etapas seguintes, previstas para o início de 2019, serão lançados os Livros Branco e Azul. O primeiro apresentará um plano de ação, detalhando a rota que deve ser seguida para que o estado supere os desafios apontados no Livro Verde. Já o segundo proporá um modelo de governança, com a distribuição de responsabilidades entre os diferentes atores da sociedade, para que o Paraná 2040 seja, de fato, colocado em prática.

Entidades e pessoas interessadas em contribuir com o projeto podem obter mais informações pelo e-mail [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.