em

Consumo de eletricidade cresce 26% em oito anos

Um levantamento realizado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), a pedido do DC, aponta que a cidade de Ponta Grossa teve um aumento de quase 27% (26,9%) no consumo de energia elétrica ao longo dos últimos oito anos. De 2010 a 2018, o município passou dos 869 mil MWh para 1,103 milhão de MWh. Segundo as estatísticas obtidas junto à Copel, o aumento no consumo é proporcional ao aumento no número de unidades consumidoras, que eram 112 mil em 2010 e atingiram a marca de 140 mil imóveis neste ano, em um crescimento aproximado de 25%.

Para dar conta dessa ampliação, a malha elétrica de Ponta Grossa cresceu de 20 a 30% nesse período, especialmente devido ao surgimento dos grandes conjuntos habitacionais nas regiões noroeste (Costa Rica e arredores), leste (no entorno do Contorno Leste) e sul da cidade (imediações do Santa Terezinha).

Em função destas ampliações de rede, novos equipamentos e instalações, modernizações e ampliações, a Copel investiu no sistema de distribuição de energia da cidade de Ponta Grossa mais de R$ 71 milhões nos últimos oito anos.

Foi necessária a construção de novas linhas e reforço das já existentes. Também houve aumento de demanda na região central, devido ao incremento na verticalização da cidade. A Companhia acredita que esse movimento deve continuar em outros locais, com a verticalização verificada em regiões como Jardim Carvalho e Jardim América.

 

Planejamento

De acordo com a Copel, há um planejamento de curto, médio e longo prazo visando a implantação de novos sistemas para comportar o crescimento, além disto para cada nova instalação com demanda significativa, que pode ser um edifício, uma indústria ou um novo loteamento, a empresa realiza estudo específico sobre os impactos na rede elétrica e avalia a necessidade de realização das obras e instalações de equipamentos para suportar estas novas cargas, que podem resultar inclusive em construção de novas subestações, como a ocorrida em 2011 na região de Uvaranas, para atendimento às regiões central, norte e leste da cidade.

 

Adequações

Segundo Daniel Gueiber, gerente do Departamento de Projetos e Obras da Copel no Centro-Sul, a Copel mantém uma área de estudos de mercado que acompanha o desempenho a economia e as tendências de crescimento de demanda por energia elétrica. Com base nessas informações, a área de planejamento de expansão determina as obras necessárias e o cronograma para atendimento a essas demandas. “Novas cargas pontuais de grande porte, como instalação da grandes empresas ou condomínios, são analisadas caso a caso. Além de todas essas medidas de acompanhamento do crescimento das cargas, a Copel realiza, em tempo real, a medição de todos os seus circuitos a fim de operar seu sistema elétrico de forma segura e otimizada, evitando que ocorram desligamentos por crescimento de carga", explica.

 

Investimentos mais significativos

– ampliação da rede de distribuição em 20 a 30% de sua extensão e de acordo com a expansão imobiliária;

– ampliação da capacidade de transformação com a construção da Subestação Uvaranas, implicando numa ampliação de 50% na disponibilidade de transformação voltada para a cidade;

– modernização da rede de distribuição com a implantação de rede subterrânea nas Avenida Vicente Machado, Avenida Balduíno Taques, Rua Coronel Cláudio e Rua Fernandes Pinheiro;

– ampliação e implantação de sistema de automação de redes em toda a malha elétrica que atende o município, com a instalação de mais de 100 equipamentos com telecomando.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.