em

Cooperativa Batavo completa 90 anos

No dia 1° de agosto deste ano, a Cooperativa Batavo completará 90 anos de fundação. A história é relatada nos dias atuais no Parque Histórico de Carambeí, que ganhou, na última semana de maio, o Parque das Águas, um projeto sustentável que mostra a transposição das águas como na Holanda com sues moinhos, além de casas típicas onde empresas parceiras do parque histórico devem expor acervos e mostras.

A Cooperativa Batavo é a mais antiga do Paraná e é vista como motivadora da vinda dos imigrantes europeus, que viram no sistema cooperativista uma certeza de sobrevivência. Reconhecida nacionalmente, a cooperativa é a realizadora da ExpoFrísia, feira que aconteceu de 26 a 29 de maio, e que em 2015 está na décima edição.

Neste ano, o evento recebeu cerca de 350 animais, gado das raças Preto e Branco, Jersey e Vermelho e Branco, que estavam em exposição para o público, mas também participaram de julgamentos.

A feira, que vem crescendo a cada ano em público (cerca de 15 mil visitantes), é uma das mais aguardadas pelos expositores e produtores rurais, devido à apresentação de novas tecnologias. O foco é a genética do gado leiteiro.

Com faturamento bruto de R$ 1,56 bilhão e patrimônio líquido de R$ 566,18 milhões, a cooperativa conta com 777 cooperados e 806 colaboradores. Com sede em Carambeí, a cooperativa atua em mais de 30 municípios paranaenses, com entrepostos em Ponta Grossa, Tibagi, Teixeira Soares, Imbituva e Imbaú.

Imigrantes

Junto com a 10ª ExpoFrísia, a cooperativa realizou a Festa dos Imigrantes. Os imigrantes trouxeram os primeiros gados leiteiros da raça holandesa para a região que hoje é nacionalmente reconhecida pela qualidade da bacia leiteira.

 

ExpoFrísia reúne o melhor em genética do gado leiteiro

Foto: Raul Voorsluys

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.