em

Cooperativas abastecem mercado paranaense

As cooperativas paranaenses Frísia, Castrolanda e Capal irão fechar o ano comercializando os produtos que fabricam e produzem para todo o estado do Paraná, além de venderem alguns alimentos para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Frísia possui a matriz na cidade de Carambeí e outra unidade de beneficiamento de leite em Ponta Grossa. É a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa produz em média 210 litros de leite por ano, 25 toneladas de carne suína, 450 mil toneladas de soja, 240 mil toneladas de milho e 125 mil toneladas de trigo. São 836 cooperados e 1.089 colaboradores.

Já na Castrolanda que tem sua matriz em Castro e mais 15 unidades no estado do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, as produções são de grãos, leite, semente, suínos, batata e rações. A cooperativa produz por ano 554 mil toneladas de grãos, 33 mil toneladas de sementes, 319 milhões de litros de leite, 42 mil toneladas de suínos, 513 mil toneladas de ração, 10 mil toneladas de semente de batata e 52 mil toneladas de batatas para consumo.

E a Capal, cooperativa que tem matriz na cidade de Arapoti,foi fundada em 1960 e conta atualmente com quase três mil associados, distribuídos em 14 unidades de negócios, nos estados do Paraná e de São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da cooperativa, produzindo mais de 640 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho e trigo. A área agrícola assistida ultrapassa os 140 mil hectares.

Somando as três cooperativas são mais de cinco mil cooperados e famílias que produzem os produtos vendidos. Uma média de R$ 7 bilhões em faturamento e R$ 800 milhões investidos. As cooperativas produzem juntas, três milhões de litros de leite processados diariamente, 115 mil toneladas de grãos moídos por ano e 3,2 mil suínos por dia, além de 1,8 mil toneladas de carne industrializadas por mês.

Exportação

A Alegra Foods, que surgiu da união das três cooperativas, exporta seus produtos para 30 países e 18 estados brasileiros. São mais de 1.100 pontos de vendas no exterior.

São três milhões de litros de leite produzidos por dia (foto: divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.