Geral

Copel promove palestras para evitar acidentes

Atividades de construção civil e manutenção predial lideram as estatísticas de acidentes com energia elétrica. Em 2017, a Copel contabilizou 33 acidentes com a comunidade envolvendo choque elétrico. Oito deles ocorreram em atividades de manutenção predial ou construção civil, o que representa 24% do total.

A Copel mantém um calendário de palestras para orientar a população sobre o uso seguro e consciente da eletricidade, como forma de prevenir esse tipo de acidente. Em janeiro deste ano, em um mesmo dia, duas pessoas sofreram acidentes com choque elétrico. No primeiro caso, um homem de 30 anos morreu eletrocutado no Distrito de Guaragi, quando trabalhava com uma escada de metal próximo à rede de alta-tensão.

No outro, um jovem de 19 anos sofreu uma descarga elétrica ao encostar uma régua de medição topográfica nos cabos da rede. Ele trabalhava no projeto de um novo conjunto habitacional na região do Gralha Azul, também em Ponta Grossa. A vítima foi socorrida e ainda está em observação devido às queimaduras.

Prevenção

“Planejamento e atenção redobrada são essenciais para evitar acidentes com energia elétrica”, afirma o gerente de Segurança da Copel Distribuição, Alessandro Maffei da Rosa. Por isso, a empresa faz campanhas permanentes de orientação sobre os riscos com eletricidade e como evitá-los.