em

Corpo de Bombeiros realiza simulação de resgate de vítima

Uma simulação realizada da tarde de terça-feira (25), na sede do 1° Batalhão da Polícia Militar, colocou em prática conhecimentos adquiridos pelos profissionais do Corpo de Bombeiros quanto ao resgate de vítimas em acidentes graves. Na ocasião, os profissionais simularam o resgate de uma pessoa que estaria presa nas ferragens após um capotamento.

De acordo com o capitão André Lopes, os profissionais passaram, na semana passada, por uma capacitação profissional de salvamento veicular. Na atividade foram capacitados dez bombeiros de toda a região dos Campos Gerais e também dois bombeiros de 5º SGBI.

"Todo o conhecimento adquirido na semana passada foi aplicado nesta simulação. Tudo o que foi repassado a eles, todo o conhecimento teórico, foi aproveitado no simulado", explica.

Além dos bombeiros participantes, a simulação foi acompanhada por pessoas que já cometeram infrações de trânsito destinadas pelo Centro Judiciário. "O veículo utilizado para a simulação foi doado pelo Detran. Na ocasião, os profissionais cortaram as ferragens deste automóvel para retirar a vítima do local. Já o cenário do acidente foi feito pela Polícia Militar, que também nos ajudou cedendo o espaço para a simulação", disse Lopes.

Treinamento

O treinamento transmitiu aos participantes as melhores práticas de salvamento veicular que vêm sendo desenvolvidas ao redor do mundo. Nessas ocorrências, o resgatista tem como objetivo retirar as vítimas das ferragens com técnicas de desencarceramento, imobilização, e com diversos tipos de materiais e equipamentos.

Os participantes foram submetidos a diversos tipos de cenários, os quais se aproximam muito das ocorrências reais e todo o trabalho em equipe deve ser realizado de maneira coordenada para garantir o melhor atendimento possível ao acidentado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.