em

Cras atendem 66% da população de Ponta Grossa

Moradores da região do Jardim Gralha Azul, no bairro Contorno, em Ponta Grossa, receberam a visita de representantes de vários órgãos ligados à prefeitura, na tarde desta sexta-feira (12). A iniciativa, denominada projeto Cras Até Você, se propõe a realizar vários atendimentos simultâneos, oferecendo serviços imediatos e também ampliando o número de pessoas que integra o Cadastro Único, que atualmente corresponde a cerca de 66% da população da cidade.

O CadUnico é o sistema que reúne informações de todas as pessoas que recebem algum tipo de benefício assistencial, o que inclui desde o desconto no IPTU até o benefício do Bolsa Família. O projeto que leva o atendimento até os bairros possibilita, entre outras ações, atualizar informações ou incluir nessa cadastro famílias que, até o momento, não eram contempladas.

De acordo com dados fornecidos pela prefeitura, atualmente estão referenciadas 47.210 famílias. A Fundação Municipal de Assistência Social estima que são mais de 230 mil pessoas, entre adultos e crianças. O número é expressivo, considerando a última estimativa populacional do IBGE (2018), aponta para uma população de cerca de 348 mil pessoas em Ponta Grossa. Cerca de 66% delas recebe algum tipo de assistência governamental, e a estatística continua aumentando. Somente nos últimos oito meses foram acrescentadas cerca de 4 mil famílias ao cadastro.

 

Móveis

A assistente social Tatyana Denise Belo, explica que os módulos móveis dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) são fundamentais para estender o atendimento a quem precisa. “Trouxemos ao Gralha Azul nossas duas unidades motorhome, ofertando serviços de assistência social e orientações gerais. Ao mesmo tempo, nessas ações, sempre trabalhamos com vários órgãos parceiros”, diz, lembrando que participam desta edição a Agência do Trabalhador, Serviço de Obras Sociais e Fundação de Cultura. Ela destaca que o projeto Cras Até Você vem ocorrendo pelo menos uma vez a cada mês, desde o ano passado, e que existe o esforço por aumentar a frequência para cada 15 dias.

 

Benefícios

Na tarde desta sexta-feira, a população teve acesso à doação de fraldas e roupas, corte gratuito de cabelo e orientações socioassistencial, no pátio da escola municipal Prof. Egdar Zanoni. Franciele Rocha, moradora da região, foi uma das beneficiadas. “A escola me avisou que ia ter esse evento, e aproveitei para atualizar meu cadastro de baixa renda”, disse. Por meio do cadastro, ela pode obter desconto ou isenção na conta de energia elétrica.

 

Onde ficam os 10 Cras

– Visconde de Mauá, 443, Oficinas

– Pça Martinho Lutero, vila Cel. Cláudio

– Governador Bento Munhoz da Rocha s/n, vila Nadal

– Largo Deputado Edmar Luis Costa, Jardim Paraíso

– Rua Gal. Rondon, 130, Nova Rússia

– Rua Adílio Ramos, frente ao 5, Sabará

– Av. Congonhas, s/n, Santa Luzia

– Rua Centenário do Sul, s/n, lado 999

– Rua Washington Luiz, 794, Vila 31 de Março

– Rua Pedro Blageski, frente ao nº 5, Vila Estrela

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.