em

Crea-PR aponta que Estádio Germano Krüger atende parcialmente aos itens de acessibilidade

A pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) fiscalizou o Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, para verificar as condições de acessibilidade do local. O relatório, elaborado pelo Conselho, aponta que o Estádio está parcialmente adaptado para receber pessoas com dificiência.

Foram verificadas as condições de calçadas, acessos, estacionamento, sanitários, vestuários, rampas, escadas de arquibancadas, circulação interna, entre outros itens. Inaugurado em outubro de 1941, o local tem capacidade para 10.610 pessoas, sendo aproximadamente 32 lugares reservados a pessoas em cadeiras de rodas (PCR) e seus acompanhantes.

Neste quesito, o relatório aponta que o Estádio está parcialmente acessível, porém falta sinalização tátil para pessoas com deficiência visual. Além disso, pessoas obesas também não têm cadeira resevada. A fiscalização, conforme explica o gerente do Crea-PR Ponta Grossa, o Engenheiro Agrônomo Vânder Della Coletta Moreno,  tem como objetivo a conscientização dos profissionais e da sociedade civil a respeito da obrigatoriedade e da importância do atendimento à Norma ABNT NBR 9050.

“Esta avaliação que realizamos não tem caráter de vistoria, laudo ou parecer técnico e, quando da intervenção no empreendimento, faz-se necessária a concepção do projeto completo de acessibilidade, elaborado por profissional habilitado, que contemple todos os requisitos da legislação vigente”, diz. “Apesar das instalações do estádio não atenderem plenamente os requisitos da norma técnica, constatamos que as condições de acessibilidade melhoraram desde a última verificação, realizada em 2011.”

Uma cópia do relatório foi encaminhada ao MPPR, que é o responsável por exigir que as adequações necessárias sejam realizadas dentro de um prazo estipulado. Realizada desde 2007 pelo Crea-PR, a fiscalização de acessibilidade tem como finalidade conscientizar proprietários de imóveis e a sociedade como um todo sobre a obrigatoriedade e a importância do atendimento às normas de acessibilidade (NBR9050), assim como a importância de contratação de profissionais das áreas da Engenharia para realização das adequações necessárias.

Neste período, já foram realizadas 137 fiscalizações no Paraná, sendo seis em Ponta Grossa e região. Entre os locais inspecionados estava a Câmara de Vereadores, instituições bancárias, prédio do antigo Clube Guaíra, operadora de plano privado de assistência à saúde, delegacia de polícia e outros.

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012 havia 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo. Além disso, a cada cinco segundos uma pessoa ficava cega no mundo, e 500 brasileiros se tornavam deficientes todos os dias, seja por acidentes ou por doenças que deixam sequelas. O número de pessoas inválidas pelo trânsito saltou de 33 mil em 2002 para 352 mil em 2012. Já o número de mortes passou de 46 mil para 60 mil no mesmo período, conforme dados do DPVAT.

 

Fórum Internacional

Nos dias 20 e 21 de maio, Curitiba vai sediar o 6º Seminário Internacional de Acessibilidade. O evento tem o objetivo de ampliar o debate sobre acessibilidade e reforçar a importância de ações transformadoras em benefício da sociedade. Mais informações em breve no site do Crea-PR.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.