em

Criança com suspeita de coronavírus apresenta melhora

A Fundação Municipal de Saúde tranquilizou os moradores de Ponta Grossa sobre o caso suspeito de coronavírus na cidade. Na manhã de terça-feira (11), o médico Rodrigo Manjabosco, secretário-adjunto da Fundação de Saúde, informou que visitou a criança de sete anos que está sob investigação de suspeita do novo coronavírus.

De acordo com Manjobosco, a criança está bem e não apresenta febre, ou seja, sem evolução do quadro de forma negativa. "Temos que tomar muito cuidado. Pois isso traz sensação de medo. A criança está bem e temos a certeza que o resultado será negativo para a doença", tranquilizou o médico. A Fundação de Saúde também realizou uma reunião no colégio onde a criança estuda para acalmar todos os pais.

Ainda segundo o médico, nenhum familiar da criança, que também esteve na China, apresentou sintomas de febre e/ou tosse. "O período de encubação do vírus, que dura em torno de sete dias, já está em período de término. Então o ponto que temos a destacar é calma de todos, pois o pânico só vem a atrapalhar", apontou.

A confirmação do caso suspeito veio da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde na noite de segunda-feira (10). Trata-se de uma criança de sete anos, que em janeiro teria estado na China. A criança teria apresentado sintomas de gripe e foi submetida a exames.

O resultado do exame será divulgado em até 48 horas e, ao que tudo indica, será antes mesmo desta sexta-feira (14). "Informaremos o resultado aos familiares e, logo em seguida, para a imprensa", disse Manjabosco.

A Fundação de Saúde garantiu também está fazendo todo o bloqueio de acordo com o Ministério da Saúde. "Tudo o que foi estabelecido, nós estamos seguindo", informou a pasta.

Paraná

Em nota, a Secretaria da Saúde do Paraná confirmou que recebeu a notificação sobre o terceiro caso suspeito de infecção do novo coronavírus. Segundo a pasta, as medidas preventivas e de bloqueio foram adotadas pelo município.

O Centro de Operações em Emergências da Sesa, instituído no último dia 3 de fevereiro, também acompanha a situação do novo coronavírus , com estratégias e procedimentos para enfrentamento diante da possibilidade de circulação do vírus. O Paraná já teve outros dois casos suspeitos do Novo Coronavírus que foram descartados depois de exames laboratoriais específicos para o vírus.

“Estamos em alerta para esta situação de emergência de saúde pública e adotando todas as medidas preventivas seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde”, afirmou o secretário Beto Preto. São considerados suspeitos e devem procurar as unidades de saúde pessoas com sintomatologia respiratória, incluindo febre, tosse e dificuldade para respirar, e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local (China) nos últimos 14 dias ou ter tido contato próximo com pessoas e casos suspeitos ou confirmados da doença.

Cuidados

A Sesa orienta ainda sobre os cuidados básicos que todos os profissionais devem repassar à população no sentido de reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. “Entre as medidas estão: lavar frequentemente as mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas e manter os ambientes bem ventilados”, disse a coordenadora Acácia Nasr.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.