em

Crianças participam de eleição em Arapoti

Estudantes de três escolas de Arapoti participaram de um pleito eleitoral por meio do projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O processo eleitoral teve início em abril e terminou semana passada, com as votações. 

O projeto contou com a participação de alunos do 3º ao 5º ano das escolas municipais Dezidério Correa (Humaitá) e Orlando Pinto Mendes (Calógeras), e do Colégio Mega. Com a criação de partidos, os estudantes simularam todo o período eleitoral para a escolha das melhores propostas. As escolas realizaram debates entre os candidatos, colinhas de voto, cartazes, tudo como acontece nas eleições de verdade. O objetivo é que os alunos aprendam na prática sobre cidadania, respeito, direitos e deveres, estimulando-os ao exercício do voto responsável.

"O poder público deve encampar projetos como este, com o objetivo de despertar no jovem a consciência da cidadania, aliada a responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade conhecendo a importância do voto. O Programa Eleitor do Futuro tem um compromisso com as novas gerações, de ensinar sobre democracia e sobre a importância de escolher bem os representantes e de participar da política de nossa cidade", disse o presidente da Câmara de Vereadores de Arapoti, Marineo Ferreira (PTB).

Para o dia das eleições, o cartório eleitoral disponibilizou uma equipe para orientação, urna eletrônica, cadernos de votação com o nome de todos os votantes e títulos de eleitores simbólicos. Até os mesários receberam o treinamento para conduzir a votação.

Na Escola Municipal Dezidério Correa, quem ganhou as eleições foi o Partido Vida e Saúde, que apresentou propostas como: ter salada de frutas duas vezes por mês, alongamento na entrada da aula para alunos e professores, ir à Linha Verde um vez no bimestre.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.