em

Cuidados com a saúde são essenciais para curtir o Carnaval 

Os cuidados com a saúde são essenciais para curtir todos os dias de Carnaval de maneira saudável. Além da hidratação e da alimentação, é preciso estar atento às doenças sexualmente transmissíveis. A médica clínica geral, Ângela Christina Bastos Ramos, alerta sobre os principais cuidados durante o feriado prolongado.

Hidratação

"Em primeiro lugar, a hidratação é importante através da ingestão de muita água. É preciso tomar cuidados com o alto consumo de energéticos. Essa bebida contém muito sódio e não faz bem para a saúde. A bebida alcoólica também desidrata muito e não deve ser ingerida em excesso, pois pode vir a causar problemas gástricos. O ideal é consumir muita água de coco e isotônicos. Isso ajuda muito".

Alimentação

A médica destaca que a preferência é alimentar-se com comidas leves, de preferência com frutas e verduras. "É importante comer várias vezes durante o dia e em menor quantidade".

Mononucleose

Mais conhecida como a 'doença do beijo', a mononucleose é uma doença  viral que pode ocasionar febre, sintomas de gripe, dores musculares, dores musculares e aparecimento de gânglios pelo corpo. "No Carnaval há um grande número de parceiros e todos precisam tomar cuidados neste sentido. É preciso tomar cuidado em beijar muitas pessoas em uma só noite".

Como toda doença de transmissão respiratória, há medidas de precaução que devem ser adotadas, entre as quais, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool gel nas mãos, cobrir a boca e o nariz ao espirrar para evitar que as secreções expelidas entrem em contato com o ambiente e evitar locais de grande aglomeração pouco ventilados.

DST

As doenças sexualmente transmissíveis costumam aumentar muito após o Carnaval, entre elas, a AIDS e a sífilis. "Uma brincadeira no Carnaval podem levar a sérias consequências no futuro, desde uma a doença até uma gravidez indesejada. Por isso, a importância do uso do preservativo".

Altas temperaturas

Também é necessário tomar cuidado com as altas temperaturas e fazer uso de protetor solar, bonés, chapéus e óculos de sol. "É importante procurar sombras para evitar insolação e utilizar protetor solar de fator acima de 30 e reaplicá-lo a cada três a quatro horas", finaliza a médica.  

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.