em

Cursos de coaching: cuidado com as armadilhas do mercado

Nos últimos anos, a formação em coaching tem se popularizado e ganhado destaque entre as pessoas que desejam redirecionar suas carreiras. Porém, algumas instituições têm investido pesado em estratégias de marketing para atrair candidatos, e acabam abusando da boa fé dos interessados.

Prometem cursos de coaching que inicialmente podem garantir ao aluno uma renda estratosférica com pouco tempo dedicado ao trabalho. Muitas, na verdade, possuem apenas interesses financeiros e ignoram processos da formação, como por exemplo, tempo para a assimilação do aprendizado.

Neste post você vai aprender a se desviar das armadilhas encontradas nas ofertas de formação em coaching. Acompanhe:

Qual a importância de escolher uma instituição qualificada na formação em coaching?

Para fazer valer o investimento de tempo e recurso na formação de coaching, é necessário pesquisar as opções de instituições e buscar referências sobre elas. Um dos cuidados fundamentais é analisar a reputação de cada uma.

Uma organização de credibilidade, além de oferecer um treinamento de coaching e o material didático, deve demonstrar responsabilidade e avaliar cuidadosamente o perfil do aluno, esclarecer suas dúvidas quanto ao processo do curso e indicar a opção mais adequada, de acordo com a formação acadêmica do profissional que passará pela formação de coach.

Duas dicas fundamentais para escolher uma escola de formação de coaching

Verifique o histórico da instituição

Como vimos no início deste post, há instituições que têm usado de marketing persuasivo para oferecer muitas vantagens.

Na verdade, essa é uma forma de fazer as pessoas acreditarem que essas instituições representam o Coaching no Brasil e apoiam os profissionais coaches, assim como a valorização desta profissão. Apesar de não haver nada de errado em ter um curso com fins lucrativos, se a instituição esconde isso para se promover, é sinal de que existe má fé.

Além disso, é preciso ficar atento ao histórico da instituição, procurar se informar sobre o corpo acadêmico, pesquisar histórias de sucesso e também verificar se o curso emite certificados reconhecidos. Opte por instituições sólidas e reconhecidas no mercado, como a IBC Coaching, que conta com certificações internacionais de qualidade.

Muitas instituições vendem seus cursos com o diferencial de certificações internacionais. Mas é preciso pesquisar para saber se essas certificações realmente farão diferença na formação, e não serão apenas “status”.

Verifique também se a instituição oferece suporte para detalhes importantes, como apoio ao aluno, antes, durante e depois dos treinamentos.

Enfoque humanizado do curso

O coaching é muito mais do que apenas uma nova profissão, é uma filosofia de vida. Sua aplicação pode ajudar a mudar e transformar pessoas e empresas, agregando valor e propósito ao que é realizado, potencializando resultados, o que contribui para o fortalecimento do trabalho em equipe, alinhamento de objetivos de negócios e pessoas, e com isso é possível ter resultados extraordinários.

Assim, o coaching é um serviço que deve ser humanizado, já que envolve pessoas com alto grau de evolução e conhecimento, cultura e experiência para colaborar para o crescimento das outras pessoas, com congruência e ética.

Independentemente da instituição que você escolher, tenha em mente que o coaching é um processo para a vida toda. Continuar estudando e se aprimorando nos processos é fundamental para uma prestação de um serviço eficiente e que o levará ao sucesso profissional almejado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.