em

“Dá para produzir sem destruir o meio ambiente”, diz Graziano

Ponta Grossa recebe nesta terça-feira (9) a quarta edição do projeto CBN Agro, promovido em oito cidades do Paraná e na capital do Mato Grosso do Sul. Neste primeiro ciclo de palestras o tema “Sustentabilidade e desenvolvimento: 10 desafios para o futuro do agronegócio” será discutido por Xico Graziano, engenheiro agrônomo mestre em Economia Agrária e doutor em Administração.

Em entrevista ao jornal Diário dos Campos o especialista destaca que os desafios que serão trabalhados são provenientes de diversas naturezas. “Alguns ligados a mercado, negócios, tecnologia, comportamento, cultura… eles foram identificados em função do momento político e econômico do nosso país, frente ao que está acontecendo ao mundo”, aponta Graziano.

Segundo ele, após a apresentação dos pontos considerados como tendências será discutida a preparação do público para as novas demandas do setor. “Na sequência da palestra quero provocar quem estiver ouvindo para saber se eles estão preparados para enfrentar esses desafios. Por exemplo: estão preparados para o avanço tecnológico? O que tem sido feito nesse sentido? Novas ferramentas vão se impondo, e ou você acompanha ou não sobrevive na sua atividade – e isso vale para áreas além do agronegócio”, pondera Xico Graziano.

O engenheiro agrônomo já publicou oito livros sobre temas da questão agrária, agricultura, sustentabilidade e democracia e destaca a motivação como fator imprescindível para a atualização do negócio. “As pessoas devem entender o que têm para enfrentar e se sentir motivadas para acompanhar esse novo ritmo”, diz ele.

Sobre a produção agropecuária da região dos Campos Gerais, Graziano, que é professor credenciado do curso de MBA/FGV em Gestão do Agronegócio, destaca a bacia leiteira. “Conheço a produção de leite de Carambeí e considero a cooperativa e seus aspectos como uma das coisas mais espetaculares que existe no Brasil em termos de nível de tecnologia, produtividade e organização. Gosto muito do trabalho deles”, analisa o palestrante.

Outra característica da região dos Campos Gerais que chama a atenção de Xico é a Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. “Também acompanho um pouco o fato de que há uma divergência antiga na região entre a preservação ambiental e a ocupação agrícola. Não sei como está essa polêmica no momento, mas ela tem que ser sempre vencida no sentido de que é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Dá pra preservar e dá pra produzir sem destruir o meio ambiente; essa é a agricultura que a gente quer pro nosso Brasil”, analisa Graziano.

 

Evento

O CBN Agro é promovido pela Rádio CBN e Jornal Diário dos Campos com o patrocínio do Bradesco, Unibrad e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – PR. O projeto está sendo realizado em nove cidades, com dois eventos confirmados para 2019 em cada uma. São elas Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo, Umuarama, Guarapuava, Campo Mourão e Campo Grande/MS.

A primeira agenda em Ponta Grossa acontece nesta terça-feira (9), às 20 horas, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon (Rua, R. Jacobe Holzman, 219 – Olarias). O palestrante é Xico Graziano, engenheiro agrônomo (ESALQ/USP, 1974), mestre em Economia Agrária (USP, 1977) e doutor em Administração (FGV/SP, 1989). Foi professor da Unesp/Jaboticabal (1976-92) e ocupou vários cargos públicos, destacando-se os de Secretário Estadual do Meio Ambiente (SP, 2007-2010), Secretário Estadual de Agricultura (SP, 1996-98), Presidente do Incra (1995) e Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995).

Os convites são gratuitos e podem ser solicitados através do e-mail cbnagro.com.br ou pelos telefones 42 3220-7760 e 3028-1300. Mais informações estão disponíveis no site https://cbnagro.com.br.

 

Ciclo de palestras será realizado em nove cidades (Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.