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Daf lança nova linha de caminhões em Ponta Grossa neste mês; confira detalhes

A DAF Caminhões agendou uma coletiva de imprensa virtual para o dia 18 de agosto. A indústria, que possui presença em Ponta Grossa, não adiantou o assunto, apenas afirmando que “marca um novo passo na história da companhia no Brasil”. Porém, de acordo com informações publicadas ontem (3) pelo jornal O Estado de S. Paulo, o evento apresentará a linha 2021 de caminhões, que será completamente renovada no Brasil. “Além de atualizações na cabine, que passará a ser igual à vendida na Europa, a marca terá novas opções de caminhões no País”, aponta o jornal.

Em um grupo de fãs da marca no Facebook circulam fotos de um dos novos modelos que passarão a ser produzidos. Nas imagens o caminhão, camuflado para esconder detalhes do desenho, circula pelo centro de Ponta Grossa, nas proximidades do Parque Ambiental.

“Além de lançar as novas cabines XF e CF no Brasil, a DAF ampliará sua linha de caminhões. Entre as novidades está o semi-pesado LF 4×2. O CF também ganhará versões de chassi-rígido com tração 8×2 para distribuição e 6×4 para uso em operações off-road. Na edição de 2019 da Fenatran, a DAF expôs o CF85 rígido traçado e o LF com foco na distribuição. Os executivos da marca informaram que os dois modelos não seriam lançados naquele ano. O objetivo, segundo as mesmas fontes, era avaliar o interesse dos brasileiros em relação às novidades”, afirma o Estadão.

Um dos novos modelos que circula em modo de teste por Ponta Grossa é um quarto eixo do tipo carroceria sobre chassis (Fotos: Ricardo Degraf/Reprodução Facebook)

 

Polo de produção

Além da DAF e demais indústrias que produzem peças para a montagem de caminhões, Ponta Grossa se consolida como polo de produção do setor com a vinda da Tatra Trucks, indústria da República Tcheca que abrirá na principal cidade dos Campos Gerais a sua primeira unidade fora do seu país de origem. O anúncio oficial com mais detalhes sobre o investimento deve ser feito no próximo mês em uma cerimônia com o governador Ratinho Junior e executivos da empresa – que tem entre os seus maiores acionistas o Grupo Paccar, dono da DAF.

De acordo com informações do secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), José Loureiro, a empresa aguarda apenas finalizar o processo de abertura de CNPJ e então enviar os equipamentos para iniciar a operação. “A Tatra alugou um barracão de seis mil metros quadrados e solicitou a construção de outro ao lado dele, já que está vindo com mais uma fábrica, de caminhões bélicos, que inicialmente iria para o Paraguai”, afirmou o secretário.

 

Confira as demais informações da reportagem do Estadão sobre a nova linha de caminhões da DAF:

A versão rígida do DAF CF85 6×4 será focada no fora de estrada. O objetivo da marca é atender operações como construção civil e mineração, por exemplo. A versão 8×2 será destinada à distribuição. Esses caminhões são ideais para viagens de médias distâncias.

E estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso porque são mais baratos que os cavalos-mecânicos e podem atender bem esse tipo de operação. Tanto que todas as fabricantes em atividade no Brasil oferecem opções na categoria. A DAF é a única que ainda não está no segmento.

A linha de semi-pesados LF já circula no Brasil, mas como oficina-móvel da rede de concessionárias da DAF. O caminhão carrega uma oficina com equipamento completo. O objetivo é oferecer intervenções preventivas e corretivas onde o caminhão do cliente estiver.

DAF terá novos motores e cabine

Com a chegada da nova cabine, a linha da DAF oferecida no Brasil ficará em dia com os caminhões vendidos na Europa. A DAF não é a única fabricante a atualizar seus produtos. Scania, Iveco e Mercedes-Benz são algumas das marcas cujos caminhões vendidos no mercado brasileiro são iguais aos europeus.

O DAF XF foi totalmente renovado. No visual, a grade dianteira cresceu e o para-choque foi redesenhado. Há novos faróis com luzes de LEDs e faróis de milha atualizados. A parte superior da cabine, mais abaulada, deu aspecto mais moderno ao caminhão. As cabines do XF Space Cab, com 3,52 metros de altura e Super Space Cab, com 3,98 m, serão mantidas.

A linha atual XF é vendida no Brasil com motores de 460 cv, 510 cv e 520 cv de potência. No caso do cavalo-mecânico CF, há opções de 360 cv e 410 cv para a gama rodoviária. Para a versão off-road, a potência é de 460 cv.

Na nova geração, o XF terá motores com potências de 430 cv, 480 cv e 530 cv. Para a linha CF haverá motores de 410 cv, 440 cv e 450 cv de potência. Os modelos serão oferecidos nas configurações de tração 4×2, 6×2 e 6×4.

DAF XF conquistou clientes

A DAF ocupa a segunda posição em vendas no Brasil no segmento de caminhões pesados. O bom resultado é garantido pelo XF105. A fabricante de origem holandesa deixou para trás marcas tradicionais no mercado brasileiro, como Scania e Mercedes-Benz, por exemplo.

O XF está atrás apenas do Volvo FH no ranking de emplacamentos de caminhões pesados. No primeiro semestre de 2020, a marca vendeu 1.630 unidades do XF, segundo informações da Fenabrave. A DAF chegou ao Brasil em 2013 e atualmente tem 5% de participação de mercado.

Parte da boa fama do XF105 está relacionada ao bom torque oferecido pelo motor Paccar MX-13. O Estradão procurou a DAF para falar comentar a proximidade da chegada da nova geração de caminhões. A fabricante respondeu que não iria falar sobre o assunto.

 

 

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