em

Defensoria Pública pede transferência de presos do Hildebrando

A Defensoria Pública de Ponta Grossa pediu para que o Governo do Estado transfira os presos já condenados e que estão na Cadeia Pública de Ponta Grossa Hildebrando de Souza sejam realocados imediatamente em penitenciárias do Estado.

O defensor público do Estado do Núcleo de Política Criminal e Execução Penal, Julio Cesar Duailibe Salem Filho, explica que a defensoria está pedindo o cumprimento de uma medida que já está em vigor. "Em 2017 o Ministério Público entrou com uma ação com esse pedido de transferências e em seguida o governo conseguiu suspender. Entretanto, a determinação foi revertida novamente e se deu o prazo de 180 dias para que a cadeia se adequasse. Esse prazo já venceu e agora estamos cobrando novamente que as transferências sejam feitas", explica. A medida quer que os presos condenados definitivamente deixem as cadeias e sigam para penitenciárias e na cadeia pública fiquem apenas os presos que ainda não tiveram condenações ou estão em prisão temporária.

No último dia 8 de julho, uma das alas do Hildebrando pegou fogo e a direção informou que  um curto-circuito foi o causador do incêndio que atingiu uma das galerias. No dia seguinte do ocorrido, o defensor público visitou o local para ver a situação que ficou a estrutura do local. "É um problema grave. Desde 2014 a defensoria já atua em ações na cadeia para tentar evitar a super lotação e também que as medidas das transferências sejam efetivadas", esclarece Salem Filho. De acordo com o defensor, no dia do incêndio a cadeia pública tinha 920 presos e atualmente está com 900 detentos no local. O Hildebrando tem capacidade para atender 208 presos.

O chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Nagib Palma, informou que a Polícia Civil continua realizando as prisões e transferindo para a cadeia pública da cidade, mesmo com os números de superlotação.

A assessoria de imprensa do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) informou que não vai se pronunciar sobre a ação da Defensoria Pública, pois ainda não foi notificada. A direção do Hildebrando de Souza também não quis comentar sobre o assunto.

Obras

No dia 05 de julho, o diretor do Departamento Penitenciário (Depen), Francisco Caricati, esteve em Ponta Grossa para entrega de armamentos aos agentes penitenciários e contou que as obras da nova cadeia pública de Ponta Grossa devem começar ainda no mês de julho. A nova unidade prisional será próxima a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e terá 6.832 m². O investimento previsto para a construção é de R$ 17 milhões. Serão 752 vagas prisionais abertas na nova cadeia, que tem um prazo para ficar pronta de 15 meses a partir da assinatura da ordem de serviço.

No dia 8 de julho uma das alas da cadeia pública pegou fogo (foto: Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.