em

Defesa Civil monitora 30 residências atingidas pelo ciclone bomba

A Defesa Civil de Ponta Grossa está monitorando as famílias que tiveram suas casas atingidas pelo ciclone extratropical que afetou todo o Paraná na tarde de terça-feira (30). Um balanço divulgado pelo órgão, na manhã de quarta-feira (1), apontou que foram registradas 60 ocorrências durante o temporal, sendo 30 destelhamentos e 30 quedas de árvores. Por sorte, ninguém ficou ferido e nenhum morador está desalojado.

Em todo o estado, 41 municípios foram atingidos e 10.590 pessoas foram afetadas. De acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná, até o final da manhã de quarta, 137 pessoas estão desalojadas e 12 desabrigadas.

“Fazia tempo que não tínhamos aqui na cidade ocorrências desta natureza. Após os estragos, seguimos monitorando as famílias e distribuindo cerca de 100 folhas de telhas para os que foram mais prejudicados. Por sorte, não há previsão de chuvas, o que nos deixa mais tranquilos”, disse o coordenador da Defesa Civil de Ponta Grossa, Alessandro Macedo.

A dona de casa, Maria Caroline Marques Ribeiro, estava em casa com a sua bebê, de apenas quatro meses, e o seu filho, de quatro anos, quando a chuva forte começou.

“Foi tudo muito rápido, o vento estava tão forte que foi arrancando todas as telhas da minha casa. Peguei os meus filhos no colo e sai correndo na chuva para pedir ajuda. Foi a primeira vez que isso aconteceu, nunca tinha visto algo parecido”, relatou a moradora do bairro Parque Nossa das Graças, em Ponta Grossa.

Segundo Maria Caroline, parte da casa ficou alagada e a família perdeu comidas e alguns móveis. “Dos males, esse foi o menor estrago. A minha preocupação maior era salvar os meus filhos. Já passamos por muitas coisas piores e, tenho certeza, que logo poderei voltar para a minha casa”, disse a dona de casa.

Paraná

A lista atualizada de municípios atingidos inclui Antonina, Araucária, Barbosa Ferraz, Bela Vista da Caroba, Candói, Cantagalo, Cascavel, Clevelândia, Contenda, Curitiba, Dois Vizinhos, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, General Carneiro, Guarapuava, Lapa, Laranjeiras do Sul, Mandirituba, Manoel Ribas, Maringá, Matinhos, Missal, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Paranaguá, Pérola do Oeste, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Reserva, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santa Lúcia, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Tibagi e Ubiratã.

Geada

Segundo o Simepar, o amanhecer de quinta-feira (1) será gelado em todo o Paraná. Há previsão de geada em vários setores do estado. As temperaturas ficam baixas em todas as regiões e o resfriamento será expressivo. A previsão para Ponta Grossa é mínima de 1°C e máxima de 16°C durante o dia. Na sexta (3), a previsão segue parecida, com geada e mínima de 1°C e máxima de 16°C.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.