em

Depressão: especialista em orientação pessoal pode ajudar no tratamento

 

Em um mundo de constantes mudanças, seja no ritmo de vida ou até mesmo nas relações pessoais e de trabalho, não é difícil acordar e ter a sensação de estar perdido. Nesse sentido, surgem novas profissões, que buscam atenuar ou resolver os problemas do cotidiano do ser humano. Ajudar as pessoas a se reconectarem consigo mesmas, por exemplo, é a premissa do método de coaching desenvolvido pela orientadora pessoal Wanessa Moreira, baseado em uma terapia que envolve o corpo e a mente.

De acordo com ela, a pessoa deve buscar a orientação pessoal quando estiver vivendo um incômodo, que pode ser físico ou emocional. “Ela [a pessoa] percebe que precisa realizar mudanças na maneira de perceber a vida. Mas também pode buscar essa orientação quando está em uma boa fase e quer ampliar o que está vivendo, melhorar a sua performance emocional e de realização”, explica.

Para Wanessa Moreira, a orientação pessoal pode ajudar, inclusive, a tratar quadros de depressão. “A depressão sinaliza processos de irritação, raiva de muitas situações vividas no passado e que foi levando a um distanciamento da sua conexão com a sua melhor frequência. Trabalhar esses padrões de sobrevivência e trazer um novo significado para gerar movimento, pode impulsionar a pessoa novamente para uma rota saudável de pensamento e de vida”, diz.

Ainda, segundo a especialista, o foco desse trabalho é o que temos de muito importante: o nosso tempo de vida. “Como fazer dessa experiência que é a nossa vida algo mais leve, incrível e que esteja alinhado com o que queremos vivenciar? Um especialista em cuidar de pessoas sempre vai auxiliar alguém a ter uma outra percepção do contexto vivenciado, trazendo novos ângulos, auxiliando a pessoa a viver esse processo, para que ela esteja mais disponível para ela mesma”, afirma.

Encontros

Segundo a especialista, em média são necessários 3 encontros para quem busca orientação pessoal. “Indico três sessões para ter um caminho de início, meio e fim para tratar de algo específico. As mudanças e resultados acontecem de maneira prática e rápida. Há quem fica por mais tempo, pois vai tendo as mudanças e aprendendo com o processo de orientação, e assim passa a colocar essa prática como parte de sua vida, virando um processo semanal. Porém, mais do que uma opção de “tratamento”, é uma maneira de olhar para a vida, como novas rotas de pensamento e realização”, conclui Wanessa Moreira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.