em

Dia das Crianças é hora de estar junto dos pequenos!

O Dia das Crianças é uma excelente data para ficar mais próximo dos pequenos, passar momentos juntos. Seja brincando com ele, escolhendo um presente legal, o importante é não perder esta oportunidade de ficar mais próximo deles. Neste Findi! Trazemos dicas de como aproveitar melhor esta data junto, como escolher o presente e dicas de agrados. Confira!

Brincar é importante!

O ato de brincar é responsável pelo desenvolvimento de habilidades em todas as etapas da vida da criança, seja estimulando a criação, o faz de conta e a percepção do mundo a sua volta. Assim como a aprendizagem, a cooperação, a flexibilidade, o trabalho em equipe, que são comuns nos jogos e atividades coletivas. “É importante não antecipar etapas, os adultos podem brincar juntos, se desconectando das tecnologias e se dedicando a explorar, imaginar e mediar as brincadeiras próprias do mundo da criança”, explica Viviane.

Para o Dia das Crianças, a especialista em Educação do Marista Escolas Sociais, Viviane da Silva, dá dicas de como valorizar os momentos de brincadeira e oferecer atividades para um dia offline.

Escolha a natureza

Os parques e praças são bons lugares para explorar a natureza, o espaço livre. Oferecem à criança uma gama de materiais, possibilidades de desafios, interação e invenção que a desafiam a criar, pensar e imaginar brincadeiras e brinquedos sem fim, inimagináveis.

Estimule a criatividade

Se a opção for ficar em casa uma boa dica é estimular a criatividade das crianças. Há várias alternativas que podem ser utilizadas, como um teatro de bonecos feitos de meia, uma pintura em família, dançar com aquela fantasia que foi utilizada no Carnaval, entre outras. Todas essas atividades proporcionam vínculos entre adultos e crianças.

Inclua toda a família

Deixe para trás a ideia de que brincar é só para as crianças e aproveite o momento. Um campeonato de jogos de tabuleiro em família ou de jogos esportivos com avós, tios, primos e irmãos podem ser uma boa pedida. “É uma oportunidade de estimular o prazer da brincadeira nos adultos também, fortalecendo as habilidades e a imaginação”, reforça Viviane.

Valorize a arte

Um passeio em uma peça de teatro infantil ou em uma biblioteca com contação de histórias também são boas ideias para o Dia das Crianças. “Usando a imaginação a criança vai explorando as possibilidades de criação e fortalecendo hábitos que podem potencializar a sua criatividade”, afirma.

Resgate brincadeiras antigas

Se você foi aquela criança cheia de energia e disposição, porque não mostrar brincadeiras da sua infância? Mostre como você brincava, quais as regras, com quem você brincava, aproveite o momento para apresentar uma nova brincadeira e ainda relembrar o passado.

 

Deixe a tela de lado e brinque junto

“Quando você imagina uma criança feliz brincando, a imagem que lhe vem na cabeça não é dela segurando um celular né? Pois então, nos dias de hoje, onde a tecnologia vem ganhando mais espaço entre as crianças, não podemos deixar de lado as brincadeiras muito menos, a nossa interação como pais, com a criança durante o brincar”, ressalta a Patricia Dijkstra, empreendedora ligada ao ensino lúdico

Portanto, é preciso ficar alerta sobre o risco do uso desses aparelhos por bebês e crianças. “Hoje, são os telefones móveis e os tablets que estão tomando conta das crianças, e o uso desenfreado, sem limites não deve continuar acontecendo”, diz Patrícia.

Por isso, Patrícia Dijkstra ressalta a importância de levar as crianças a um parque, uma área de lazer, espaços kids, e atividades que estimulem a criança. “Nada como o vento no rostinho que um balanço pode proporcionar. Um parque, onde crianças possam correr e desenvolver sua coordenação. Uma brincadeira em família como pular corda, ou montar um quebra-cabeças. Lembre-se sempre: Nós somos o exemplo! E o mundo que queremos para os nossos filhos, depende dos filhos que deixaremos para esse mundo”, finaliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.