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Dicas para atrair clientes para o seu restaurante

Em um cenário que vai lentamente se recuperando da forte crise econômica, o brasileiro começa a retomar seus hábitos de lazer e alimentação. A consultoria Geofusion divulgou recentemente dados que apontam o aumento dos gastos da população com alimentação fora de casa em 4,72% no último ano. Já a Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalho (Assert) afirma que o brasileiro gasta em média R$27,36 por dia com alimentação fora do lar – ou R$601,92 por mês.

Com mais pessoas buscando estabelecimentos do segmento de alimentação e mais dinheiro para gastar comendo fora, mais restaurantes são abertos para atender a demanda. Mas como se diferenciar em um mercado já tão disputado, atraindo novos clientes e fidelizando os frequentadores do seu negócio? Confira algumas dicas!

Atraindo e fidelizando a clientela do restaurante

Em primeiro lugar, atente-se à estrutura do seu negócio. As chances de atrair clientes novos ou mesmo de estimular essas pessoas a retornarem ao seu estabelecimento caem muito se o local estiver mal cuidado, mal decorado, sem proporcionar acolhimento.

A estrutura interna – os bastidores – também merece total atenção, afinal é daí que saem os produtos que serão o sucesso ou não do local. Do gás para churrascarias e restaurantes aos balcões, armários e utensílios, tudo deve ser pensado de forma a aumentar a produtividade e a qualidade sem deixar de lado o bem-estar dos colaboradores.

Um cardápio diferenciado é um grande trunfo, e ele pode ser otimizado de forma a evitar desperdício de insumos com a redução de ingredientes. Não é preciso ter centenas de opções medianas: o importante é ter uma gama de produtos de alta qualidade, mesmo que em menor quantidade. Falando nisso, o visual do cardápio físico é muito importante. Ninguém quer chegar em um restaurante e manusear uma lista deteriorada, com páginas caindo ou com um layout mal feito, certo? Cuide dos detalhes e cative o seu cliente desde os primeiros momentos.

Uma equipe bem preparada é essencial para um negócio de sucesso. Todos os colaboradores precisam saber lidar com todos os tipos de clientes de forma educada e prestativa, proporcionando conforto e bem-estar.

Ouça as reclamações e críticas com atenção. Saiba acolher o que o cliente fala e analise se ele tem razão – muitas vezes as críticas podem trazer informações valiosas para o negócio.

Crie promoções! Sejam preços especiais para almoço em um dia específico da semana, promoções temáticas para datas comemorativas, valores diferenciados para crianças, preços exclusivos para combos: use a criatividade para atrair e fidelizar os seus clientes.

 

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