em

Dicas para lavar as roupas corretamente e preservá-las por mais tempo

Lavar roupas parece ser uma tarefa fácil, afinal além de uma infinidade de produtos que auxiliam nas lavagens, as máquinas de lavar estão cada vez mais modernas com funções inteligentes. Mesmo assim é cada vez mais comum pessoas que tiveram (ou têm) problemas com roupas rasgadas, manchadas, encolhidas, entre outros problemas. Para evitar que isso aconteça é preciso ter alguns cuidados que garantem a lavagem correta das roupas, além de preservá-las por mais tempo. Confira abaixo!

 

Conheça a sua máquina

 

É muito importante conhecer e saber usar corretamente as funções da máquina de lavar. Existem várias intensidades para diferentes tipos de roupas e ao colocar na função errada pode comprometer as peças, além de causar o desperdício de água. A maioria possui funções ecológicas que ajudam a economizar água, quando a lavagem é para a roupa do dia a dia vale muito apena. Portanto, tenha paciência, pegue o manual e separe uns minutinhos para conhecer e entender as funções da máquina.

 

Separação de roupas – Muitas pessoas cometem o erro de não separar as roupas antes de colocá-las na máquina. Quando a mistura acontece as roupas ficam mais vulneráveis à manchas. Principalmente quando o tecido é novo, ele pode soltar tinta e manchar facilmente outras peças. Separe entre roupas brancas, roupas coloridas e roupas escuras.

 

O tipo de tecido também deve ser levado em consideração para garantir a preservação das peças, separe os mais delicados dos mais pesado e coloque na máquina na função correspondente.

 

A roupa infantil também precisa dessa separação entre cores e tipos, além de ser lavada separadamente das roupas dos adultos. Não adianta comprar a roupa infantil confortável e da melhor qualidade possível se na hora de lavar é feito totalmente sem nenhum cuidado. Além desse tipo de roupa ser geralmente mais delicada, deve-se usar produtos neutros sem muito cheiro e sem muita química, pois devido a sua pele sensível pode desencadear alguns tipos de alergia nas crianças. Para preservar a roupa infantil do recém-nascido, o ideal é que seja lavada a mão para não prejudicar o tecido.

 

Remova as manchas antes

 

Existem manchas que podem ser removidas antes de lavar, basta lavá-las com um produto adequados para remover manchas ou mesmo com sabão. Além de garantir que a mancha seja removida com facilidade, esse processo ajuda a preservar o tecido das roupas. Claro que nem sempre temos tempo para fazer com todas as peças, mas para aquela camisa, calça ou blusa preferida vale a pena.

 

Instruções na etiqueta

 

Não ler as instruções de lavagem da etiqueta é um dos erros mais comuns. Nele é possível encontrar informações para lavar e ainda como secar corretamente aquele tipo de tecido. Então, para a sua peça ter os cuidados adequados e garantir a sua durabilidade leia sempre as instruções da etiqueta.

 

Secagem correta

 

Como falamos acima na etiqueta também encontramos informações para a secagem do tecido. Mas, em geral dê preferência para a secagem natural, pois dependendo do tipo de tecido alguns encolhem na secagem da máquina. Geralmente, os tecidos brancos podem ser secados ao sol, pois ficam mais brilhantes. Já os tecidos coloridos devem ser secados sempre a sombra, pois o sol pode desbotar a sua cor.

(Foto: reprodução shutterstock.com)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.