em

Dicas para ser sustentável no dia-a-dia

Em 1972 foi realizada a pioneira das discussões sobre a preservação do meio ambiente, Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, e desde então as comunidades se organizam de modo a tentar combater desvios desnecessários para o cuidado ambiental. 

Sem desconsiderar o papel importante das políticas públicas para combater o esgotamento de recursos naturais, porém, mais fundamental ainda é que nós cidadãos possamos reunir esforços para melhorar nossos hábitos diários, sempre pensando na menor geração de resíduos para a promover um ambiente mais saudável. Pensando nisso reunimos algumas dicas de sustentabilidade diárias para deixar os dias mais conscientes sem perder a praticidade. São dicas simples e fáceis, para reduzir o número de resíduos gerados nos hábitos diários.

 

CASA

 

Sacola retornável

O uso da eco-bag é uma coisa simples, mas faz uma diferença enorme na qualidade do meio ambiente. Além de levar sempre as próprias sacolas para trazer as compras do supermercado para casa há ainda a possibilidade de sempre manter uma sacola com você na mochila ou no porta-malas do carro, assim se surgirem compras inesperadas já está preparado. 

 

Comprar à granel

Você já parou para pensar o tanto de embalagem que já teve que jogar fora que poderia ter sido evitada se o item tivesse sido comprado à granel? Se a ideia é se basear no descarte zero daria ainda para incluir o uso de sacos de tecido nas compras, assim até os saquinhos de plástico são desnecessários.  

 

Reutilizar potes de vidro

O reuso de potes de vidro além de sustentável é muito charmoso. Os potes grandes podem ser usados para guardar alimentos em grãos como feijão e arroz e os menorzinhos para guardar tempero, por exemplo.

 

Itens pessoais canudo e copo

Carregue com você sempre que possível itens de uso pessoal para evitar usar os descartáveis. Alguns dos mais usados são copos e canudos. Os copos disponíveis no mercado são na maioria de silicone ou metal e alguns são até dobráveis para facilitar o transporte, já o canudo, pode ser facilmente substituído pelo de inox, que pode ser lavado e utilizado várias vezes. Outros itens também são talheres de bambu ou mesmo o que você já tem em casa, ou até guardanapos de pano. Nós do Desavesso temos uma lojinha on-line com alguns desses itens, confira em www.elo7.com.br/lojadesavesso.

 

Tomadas desligadas

Sempre que possível deixe as tomadas da sua casa desligadas. Geralmente deixamos os aparelhos de TV, computador ou carregador de celular ligados na tomada. Mas mesmo quando eles estão com o aparelho desconectado, ou estão desligados em modo stand by, fica uma luzinha acessa, portanto estão gastando energia. Desligá-los da tomada é uma forma de evitar o uso excessivo desse bem e também diminuir a conta de luz que você paga no fim do mês.

 

HIGIENE

 

Usar um item reutilizável pra tirar maquiagem 

O uso de algodão para remover maquiagem pode ser substituído por uma toalhinha pra ser lavada e reutilizada. Algumas marcas produzem inclusive uma toalha com propriedades demaquilantes. Para limpar o rosto é só colocar um pouco de água morna. Além desses também são muito usados os disquinhos de crochê, feitos com fio de algodão que auxiliam na remoção de maquiagem e podem ser lavados na máquina de lavar e reutilizados diversas vezes.   

 

Coletor menstrual e absorvente de pano

No tempo das nossas avós elas usavam absorvente de pano para a menstruação, essa é uma opção que voltou à moda. Hoje existem panos com tecnologia antibacteriana que reforçam a qualidade do produto. Também há a possibilidade de usar os coletores menstruais, copinhos de silicone que podem ser usados por até três anos. Algumas marcas também possuem fraldas com as mesmas características de absorção para crianças usarem, com essa troca o descarte de itens inservíveis se torna muito menor.

 

Bucha vegetal    

Um item já comercializado há tempos é a bucha vegetal, ela pode ser utilizada para tomar banho ou mesmo para lavar louças. O melhor de tudo é que o material de bucha é biodegradável e, portanto, tem uma decomposição muito mais rápida do que derivados de petróleo como o plástico.

 

Mafer Teixeira e Nicoly França são jornalistas e youtubers, com experiência em gestão de mídias sociais e assessoria de imprensa, elas transformaram a paixão pela moda em profissão. Há dois anos e meio, criaram o Desavesso, com o objetivo de produzir conteúdo e eventos para incentivar a moda consciente e sustentável. Já realizaram eventos pelo Paraná e em São Paulo e seguem informando sobre temas como estilo próprio, consumo consciente, sustentabilidade, autoestima e autoconhecimento. As duas cursam MBA na USP/Esalq para aprimorar os conhecimentos em marketing digital e gestão de negócios e também têm uma linha de produtos sustentáveis que podem ser encontrados no site www.elo7.com.br/lojadesavesso.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.