em

Digital Agro sediará 1º Fórum de Inovação Agropecuária do país

Por ser um ambiente de soluções para a agricultura de precisão e digital na avaliação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a 3ª Digital Agro sediará o primeiro Fórum Regional de Inovação Agropecuária (FIA) do país. A intenção do governo federal é promover entre quarenta e cinquenta fóruns, iniciando pela região dos Campos Gerais.

O objetivo é compor pautas para a produção de um fórum que acontecerá em Brasília, no primeiro semestre de 2020. Segundo o coordenador-geral de Articulação para Inovação do Mapa, Benedito João Gai Neto, a escolha da Digital Agro para sediar o Fórum vai ao encontro da expectativa do Ministério em realizar ações em ambientes que remetem à inovação no setor agropecuário.

“A expectativa com os resultados advindos com o Fórum é ambiciosa, tendo em vista a posição de destaque ocupada pelo Brasil no cenário da agricultura mundial como responsável pela alimentação de milhões de pessoas, quer seja: pela sua localização geográfica nos trópicos, volume de áreas disponíveis e uso de tecnologias que incrementam produções recordes”, destaca o comunicado emitido pelo Mapa.

Segundo Mário Dykstra, um dos organizadores da feira, o evento é fechado para um público de cerca de 150 convidados. “Todos representam classes ou entidades da região. A intenção é gerar uma discussão sobre as necessidades do setor relacionadas à agregação de valor e inovação, seja no campo com as cooperativas ou empresas, agroindústrias e tradings”, aponta Dykstra, que é gerente de negócios da Frísia.

Brasil

O evento pretende identificar as dificuldades e oportunidades para promover a melhoria do ambiente de inovação nas diversas regiões brasileiras. Segundo o Mapa, Cerca de 67% das propriedades agrícolas do país usam algum tipo de tecnologia, seja na área de gestão dos negócios ou nas atividades de cultivo e colheita da produção.

O encontro secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Mapa, Fernando Camargo, que destaca que o Brasil tem um grande desafio nos próximos anos, que é o de aumentar em cerca de 70% a produção agrícola nacional. “Não vamos conseguir atingir esta meta apenas aumentando a produtividade, sem necessariamente elevar a área plantada. E como vamos vencer este desafio? Com tecnologia e inovação”, diz o secretário.

Ele adianta que o FIA pretende apresentar as principais demandas de inovação para melhorar a produtividade da agricultura brasileira. “Com isso, a contribuição de países que já estão na vanguarda no processo de inovação agrícola poderá ser indispensável na agregação de novas tecnologias no processo agrícola nacional”.

O diretor de Inovação Agropecuária da SDI/Mapa, Luís Cláudio França, destaca que os principais gargalos para Agricultura 4.0 vão da conectividade no campo às dificuldades de novos arranjos financeiros para aquisição de equipamentos e serviços, incluindo a dificuldade de mão de obra qualificada e os altos custos de hardware e softwares.

“Quando o produtor quer algum tipo de informação tecnológica ele é quase que obrigado a ir até uma cidade mais próxima para poder ter uma conectividade, poder entrar em contato com algum especialista. O que queremos é que as empresas, universidades ou institutos tecnológicos possam ajudar o agricultor no campo e em tempo real, de forma que ele possa identificar uma determinada praga e naquele momento já tire suas dúvidas de como agir, por exemplo”, finaliza.

 

Temáticas

Todos os painéis serão realizados no dia 11 de junho (terça-feira) e contarão com espaço para debate e construção do canvas.

Diretrizes para promover o ambiente regional de inovação

O painel 1 contará com a presença de Fernando Camargo, Secretário da SDI/MAPA (mediador), Bert Rikken (Conselheiro Agrícola da Embaixada do Reino dos Países Baixos), que apresentará o ecossistema holandês de inovação no agronegócio, Filipe Cassapo (gerente de inovação do sistema Fiep/PR), Julio Cezar Agostini (diretor de operações do Sebrae/PR) e Douglas Ronaux (pró-reitor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR).

Demandas regionais de inovação para a agropecuária

O painel 2 contará com a presença de Filipe Cassapo, gerente de inovação do sistema Fiep/PR (medidador), Nelson Costa (superintendente de inovação do Ocepar), Emerson Moura (CEO da Frísia Cooperativa Agroindustrial), Edson Tadeu Iede (chefe-geral da Embrapa Florestas/PR) e IdemirCitadin (diretor geral do campus Pato Branco da UTFPR).

Desafios e oportunidades para desenvolver e implantar inovações na agropecuária regional

O painel 3 contará com a presença de Benedito João Gai Neto, CGAI/SDI/MAPA (mediador), Daniel Lange (líder de inovação da Bosch), Leandro Guerra (diretor de relações institucionais – tecnologia de conectividade da Tim), Rafael Ortolan (CEO/BTL – inovação tecnológica de comunicação para o agro – ITA) e Luis Claudio França (diretor do DIAGRO/SDI/MAPA).

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.