em

Diocese de PG lança Campanha da Fraternidade 2020

A Diocese de Ponta Grossa lançou, na manhã de quarta-feira (26), a Campanha da Fraternidade 2020. Neste ano, o tema é 'Fraternidade e Vida: dom e compromisso' que traz como lema 'Viu, sentiu compaixão e cuidou dele'. O lançamento ocorreu durante coletiva de imprensa realizada na Casa do Piá, no bairro Nova Rússia.

"A Diocese de Ponta Grossa tem uma realidade premente de valorização e respeito à vida ao que se refere as suas múltiplas dimensões – pessoal, comunitária, social e ecológica, a qual, requer em seu âmbito o compromisso cristão para com a promoção, proteção e defesa da vida. Isto conduz a uma ação quaresmal e contínua de defesa da vida em todas as suas formas (humana e do meio ambiente), condições e situações (sociais, ambientais, políticas e econômicas)", informou a Diocese.

De acordo com o padre Jaime Rosa, vigário geral da Diocese de Ponta Grossa e reitor do Seminário Maior São José, o lema da campanha deste ano traz um trecho da passagem bíblica do Bom Samaritano para que as pessoas possam se ajudar mais e olhar para aqueles que mais precisam. "A campanha trata da questão da solidariedade, do respeito à vida, para que possamos superar as diferenças e ver que muitas pessoas estão passando por dificuldades e que temos que olhar para a nossa volta", comenta.

Como forma de ajudar, o padre destaca que cada comunidade pode se mobilizar para desenvolver campanhas com atividades de visitas às famílias carentes; de arrecadação de dinheiro, entre outras ações.

"Cada comunidade pode descobrir um jeito de concretizar. Não somente na Quaresma, mas de uma forma que seja rotineira. Não podemos ser insensíveis aos problemas dos outros e achar que é somente dever do poder público. Todos nós podemos estender a mão e valorizar. Trata-se de uma questão de proximidade, conforme nos diz o papa Francisco. A vida não tem conotação política e religiosa diante de necessidades".

Coleta da solidariedade

A Diocese de Ponta Grossa também realiza uma coleta da solidariedade e, no Domingo de Ramos – 5 de abril – irá arrecadar fundos para auxiliar em alguns projetos. Os interessados em ajudar podem contribuir com qualquer quantia durante as missas no momento do ofertório ou procurar pelas paróquias. "Nada impede também que cada igreja opte por formas diferentes de arrecadação".

Lançamento ocorreu durante coletiva de imprensa realizada na Casa do Piá. (Foto: Fábio Matavelli)

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.