em

Dissertação de aluno da UEPG é premiada

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, Edilson de Oliveira, conquistou a terceira colocação em concurso nacional e terá dissertação publicada em formato de livro. O pesquisador, orientado pelo Professor Miguel Archanjo de Freitas Junior, defendeu em março de 2018 a dissertação intitulada “Redescobrindo o sentido do jogo: um estudo etnográfico do processo de aprendizagem da cultura futebolística no Mirante Esporte Clube em Ponta Grossa-Paraná (2013-2017)”.

O prêmio Brasil de teses e dissertações sobre futebol e direitos do torcedor (edição 2019) foi promovido pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), vinculada à Secretaria Especial do Esporte, com o objetivo de valorizar os trabalhos produzidos pelas diversas áreas do conhecimento sobre futebol e suas derivações.

De forma descritiva, através do diário de campo, a pesquisa retrata a importância do futebol na vida de um grupo de jogadores amadores, que tem suas vidas (sociais, econômicas, religiosas e políticas) norteadas pelos valores adquiridos e transmitidos dentro das quatro linhas. A pesquisa demonstra como começa o gosto pela prática futebolística, logo no início da infância, e como se constrói neste espaço um olhar positivo sobre o envelhecimento. Elementos que permitiram identificar um sistema cultural cheio de sentidos e significados próprios, fazendo do futebol, muito mais que um simples jogo ou esporte de invasão.

“Sobre a conquista deste prêmio, gostaria de destacar o papel fundamental das políticas de acesso e permanência no ensino superior. Como muitos, sou oriundo da educação básica pública, fui bolsista em programas de iniciação à docência e voluntário na iniciação científica durante os quatro anos de graduação em Educação Física. No mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, também fui bolsista CAPES, o que me permitiu dedicar-me exclusivamente na construção da dissertação. Sou muito grato a todos os professores e servidores da UEPG, em especial meu orientador, por lutarem diariamente para assegurar aos alunos, uma educação pública, gratuita e de qualidade. Sem dúvidas, minha realidade foi transformada por esta instituição”, Destaca Edilson.

Sobre a Premiação

As teses e dissertações concorreram aos prêmios em oito linhas de pesquisa: 1) Aspectos pedagógicos do futebol e suas derivações, como: futsal, futebol de areia e futebol; 2) Aspectos socioculturais do futebol e suas derivações; 3) Aspectos econômicos do futebol e suas derivações; 4) Aspectos físicos, psicológicos e nutricionais relacionados do futebol e suas derivações; 5) Gestão e administração do futebol e suas derivações; 6) Direitos do Torcedor; 7) Formação profissional; e 8) Gestão e metodologias de ensino para categorias de base. Foram selecionadas para premiação com certificado e troféu, o primeiro colocado de cada linha e as três dissertações e teses com as melhores pontuações (no geral) serão publicadas em livro.

A solenidade de premiação acontecerá em Brasília-DF, em data e horário a serem divulgados pela Secretaria Especial do Esporte.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.