em

DNJ terá novos atrativos este ano

O Dia Nacional da Juventude, comemorado na Diocese de Ponta Grossa no terceiro domingo de outubro, vem repleto de inovações este ano. Pensando em reunir perto de três mil pessoas, entre adolescentes, jovens e famílias, a organização do DNJ preparou, de cara, uma atividade surpresa para a abertura do evento e que promete ser 'impactante'. Além dessa, estão previstas novidades como a disponibilidade de sacerdotes para ouvir confissão durante todo o dia, oferta de cross fit como incentivo do jovem à prática esportiva e a presença de jovens especialmente preparados para ouvir, conversar, partilhar e orientar os participantes. O DNJ acontece neste dia 21, a partir das 13h30, no Espaço Silvana Khun, no Núcleo Santa Maria.

De acordo com o assessor diocesano da Pastoral Juvenil, frei Walter da Silva Santos, logo depois da acolhida, marcada para às 12h30, começará uma série de atividades, abertas oficialmente com uma surpresa. "Ela é reservada aos jovens que ali estarão e promete ser bem impactante", limita-se a contar, citando que em seguida haverá santa missa, adoração ao Santíssimo e funcionamento dos estandes das várias expressões juvenis da Diocese, mostrando suas ações. O diferencial ficará por conta docross fit, modalidade que envolve vários tipos de exercícios físicos, a presença de padres para atender os jovens nas confissões e ainda um espaço para acompanhamento pessoal de jovens. "Alguns jovens preparados estarão ali para sentar, ouvir, conversar, orientar…O objetivo é termos 'jovem ouvindo jovem', partilhando suas experiências, conflitos e dificuldades", justifica o frei. "Considerando que boa parte dos jovens, hoje,  tem sofrido de alguns males como depressão, ansiedade, problemas de ordem afetiva, eles precisam conversar, desabar, para poder ter uma Palavra, a partir da nossa visão cristã".

Todo o ano, o DNJ tem uma temática. Conforme frei Walter, em 2018, a Diocese estará já em comunhão com a Jornada Mundial da Juventude, prevista para janeiro de 2019, com a reflexão 'Não temas, pois achastes graça diante de Deus'. "A saudação do anjo a Maria, ainda muito jovem, e, diante da grandeza da missão que ela teria que abraçar, o anjo a tranquiliza", explica. "Vivemos em um contexto de muito medo, muita insegurança, e o que queremos mostrar como juventude cristã e queremos, sobretudo, proclamar: que não precisamos ter medo. Que temos potencial muito grande de transformação, essa transformação que passa por um encontro pessoal com Jesus Cristo, Sua mensagem, Sua palava e com Sua pessoa, em especial. E essa transformação, uma vez que um coração é transformado por essa força da graça, se torna também um agente de transformação, dentro de sua família, sua escola", acrescenta o frei.

Jovens estão se organizando para virem de várias cidades da Diocese. Será cobrada uma taxa simbólica de R$ 2 para cobrir os custos do evento, que este ano acontecerá em um espaço único, fechado, reunindo todas as atividades, entretenimentos, inclusive praça de alimentação. Em 2017, o DNJ ocorreu em dois ambientes, no Colégio Marista Pio XII, onde houve apresentações artísticas, momentos de oração, missa, troca de experiência e exposição do tema. E, em frente a Icthus, onde, depois de uma caminhada, aconteceu o encerramento com dois shows.. Este ano, o show será com a Irmã Ana Paula, das Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo de São Paulo. "Ele(o show) acontece em sintonia com tudo o que representa o DNJ. Será mais que um show, será u momento de evangelização, de interiorização e festivo para celebrar a nossa alegria de sermos jovens", resume frei Walter. O show começa às 18 horas e deve terminar as 22h30.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.