Variedades

Donatela muda o visual em ‘A Favorita’

Os capítulos mais recentes de "A Favorita’’ (Globo) não foram marcados apenas pela reviravolta no destino das protagonistas. Depois da revelação de Flora (Patrícia Pillar) como a assassina de Marcelo (Flávio Tolezani), um dos fatos que mais têm chamado atenção é o visual de Donatela (Claudia Raia), que mudou da água para o vinho na novela de João Emanuel Carneiro.

Antes de a rival deixar a cadeia, a ex-cantora sertaneja era puro glamour. Não saía de casa sem estar com os cabelos lisos, os olhos delineados e os lábios coloridos. O guarda-roupa era um show à parte: com botas, jaquetas, lenços, óculos escuros e jóias extravagantes. Aos poucos, a socialite emperiquitada foi dando lugar a uma mulher bem mais desleixada. "Em uma novela, você precisa transmitir verdade [ao público]. A última coisa que uma pessoa injustiçada vai pensar na vida é em vaidade’’, diz Alê de Souza, supervisor de caracterização do elenco global.

Segundo o profissional, que cuida do visual de todos os personagens de "A Favorita’’, quando Claudia Raia chega ao Projac (estúdios da Globo), a primeira coisa que ele e sua equipe fazem é dar uma boa "estragada’’ em seus cabelos: "Claudia é uma superatriz, disposta a qualquer coisa’’, conta o maquiador. "Além de desgrenhá-la, nós não usamos nada de maquiagem. Só uma "basezinha’ para tirar o tom rosado do rosto’’, afirma.

E o público ainda verá mais mudanças. Na semana que vem, Donatela fugirá da cadeia disfarçada de Diva (Giulia Gam). "Nós vamos trocar de identidade. Ainda não sei como ficará o visual de cada uma de nós. Talvez usemos uma máscara de látex, algo mais sofisticado’’, palpita Giulia Gam, que acredita que ela e Claudia acabem usando perucas e alguns elementos de figurino para caracterizar a mudança, que, de tão complicada, tem tirado o sono da equipe da novela. "Estão sendo feitas até reuniões para discutir isso’’, diz.