em

Dos 139 leitos para Covid-19, cinco estão ocupados em Ponta Grossa

Cinco pacientes, quatro com suspeita de Covid-19, e um confirmado para a doença, seguem internados em hospitais de Ponta Grossa. Os quatro casos suspeitos estão no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) que conta que um andar inteiro isolado para o tratamento da doença. Outro paciente, com caso confirmado, segue internado em leito clínico no Hospital Geral da Unimed (HGU).

A reportagem do Jornal Diário dos Campos realizou um levantamento com cinco maiores hospitais da cidade para saber quantos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram disponibilizados para dar conta de uma possível demanda de pacientes contaminados pela doença.

Mesmo que apenas cinco pacientes estejam internados na cidade, os hospitais já se mostraram preparados com leitos de internação e alas de isolamento.

Hospital Universitário

De acordo com informações do HU, 10 novos leitos de UTI e outros 25 leitos clínicos foram implantados em um andar isolado, com acesso restrito e equipes de saúde preparadas para receber os casos mais graves. Toda a ala, segundo o hospital, está isolada dos demais leitos de internação. Dos pacientes internados, um necessita de apoio respiratório mecânico na UTI, enquanto que os outros três seguem nos leitos clínicos.

Hospital Geral Unimed

O Hospital Geral da Unimed informou que a estrutura montada pelo hospital, exclusivamente para os casos de Covid-19, foi dimensionada para atender o universo dos mais de 100 mil beneficiários que a Unimed tem em Ponta Grossa e nos municípios que fazem parte da área de ação da cooperativa.

"Nessa estrutura exclusiva, são 20 leitos enfermaria e 10 de UTI. Hoje, não temos nenhum paciente internado na UTI em decorrência da Covid-19, apenas um caso confirmado internado em leito clínico", informou a nota do hospital. O hospital recebeu ainda dois pacientes com teste positivo para a doença, mas que já receberam alta hospitalar e seguem sendo monitorados em casa.

O HGU também montou um Pronto Atendimento específico para os casos gripais e respiratórios, que fica anexo ao Pronto Atendimento principal do hospital, para um melhor direcionamento do fluxo e do acolhimento dos pacientes.

Bom Jesus

No hospital Bom Jesus uma estrutura foi equipada com 31 leitos, sendo 10 específicos para UTI e 21 clínicos de enfermaria voltados somente para a Covid-19. Atualmente, nenhum paciente com suspeita segue internado nessa estrutura.

"Fizemos toda uma organização para esta estrutura e, mesmo com dificuldades, estamos solicitando ao governo do Estado um apoio no sentido nos ajudar com EPI's e recursos. Estamos dispostos a ajudar nessa pandemia, pois sabemos que esses pacientes serão atendidos via Sistema Único de Saúde", disse o médico Marco Antônio Moutinho, diretor técnico do Bom Jesus.

Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia disponibilizou 10 leitos de UTI e outros 20 clínicos somente para casos suspeitos. No entanto, de acordo com o médico Rogério Clemente, diretor técnico da casa hospitalar, a Santa Casa ainda aguarda pela entrega de oito respiradores. Até a manhã de quarta, nenhum paciente com sintomas da doença estava internado na ala de isolamento.

São Camilo

O Centro Hospitalar São Camilo – Vicentino conta com uma estrutura de seis leitos de UTI e outros sete leitos clínicos na ala de isolamento. A atualização dos dados na quarta-feira dava conta de que não há nenhum caso suspeito da doença internado e todos que aguardavam resultado apontaram resultado negativo para a doença.

Monitorados

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, Ponta Grossa tem 180 pessoas monitoradas. Importante destacar esse número inclui casos suspeitos, mas também as pessoas que tiveram contato com pacientes que possam estar com a doença.

Já o Hospital Geral da Unimed conta 372 monitoramentos em regime domiciliar. " Nós consideramos como suspeitos todos os casos de gripe, resfriados e outras doenças respiratórias que chegam no nosso Pronto Atendimento. Por critérios internos nossos, todos eles entram em monitoramento domiciliar. Os números não têm relação com os dados do Município", informou o hospital.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.